Cusco, Voltei!!!

Sempre que chego a um novo lugar, faço de tudo para conhecer o máximo possível, pra não ficar com aquele sentimento de "faltou alguma coisa". Quando estive em Cusco em janeiro de 2015, vivi intensamente cada momento, mas essa cidade é tão fantástica que nunca é demais voltar, e confesso que voltaria muitas outras vezes. Quando estava planejando meu mochilão pela América do Sul, não incluiria o Peru, por uma questão de diminuição de gastos, já que já conhecia. Mas, como minhas amigas não conheciam e estaríamos "tão perto", decidimos incluir no roteiro. 

Chegamos em Cusco vindo de Arequipa, foram 10h em um ônibus noturno, super confortável, em leito de 180º, com internet (amém). Viajamos pela empresa "Transzela", e a passagem custou 50 soles (+- 50 reais), metade do valor da Cruz del Sur (que é a empresa mais indicada para viagens no Peru), mas vai por mim, as duas empresas oferecem os mesmos serviços.

O ônibus saiu às 22:30 da noite de Arequipa e chegamos em Cusco às 7h da manhã. Pegamos um taxi até o hostel (taxi no Peru é muito barato, negocie com o motorista antes, e do terminal até o centro custou +- 8 soles).

Me hospedei pela segunda vez no Pariwana Hostel, e é sem duvidas o melhor hostel da terra (hahaha). Está localizado bem pertinho da Plaza de Armas, do mercado San Pedro, e está situado num prédio que preserva a arquitetura colonial. Cada dia uma festa temática, e um atendimento que te faz sentir parte do lugar.


O QUE FAZER QUANDO ESTIVER EM CUSCO?

Cusco um é daqueles lugares que só em estar lá já valeu a viagem. A atmosfera da cidade é jovem, acolhedora, histórica, mágica.
Chegamos de uma longa viagem desde Arequipa, então, como todo primeiro dia em uma nova cidade priorizamos caminhar pelas ruas, respirar a atmosfera local e fazer um "walktour" sem empresas, explorando bem o lugar, tudo ao nosso tempo, sem hora pra sair nem pra voltar.


PLAZA DE ARMAS


A Plaza de Armas foi a principal praça de Cusco durante o império Inca e contava com diversos palácios dedicados a seus líderes. Depois da ocupação espanhola, os palácios deram lugar a igrejas e catedrais erguidas pelos espanhóis. Atualmente a praça está rodeada de restaurantes, bares, lojas de souvenires, casa de câmbio, agências de viagens, etc. No centro da praça há uma estátua em homenagem ao Inca Pachacuti que foi um dos governantes mais importantes do império inca e o grande responsável pela expansão e prosperidade desta civilização.

É conhecida pelos incas como lugar de encontro ("Huacaypata, no original inca. A praça é o marco de todo centro histórico, e a qualquer hora do dia está cheia de turistas e habitantes da cidade.


Primeira parada a famosa Plaza de Armas de Cusco, a mais linda com certeza.


Foto clássica do turista. E nem precisa procurar muito, elas estão em toda parte te perguntando: "Una Foto?"


CATEDRAL DE CUSCO


Localizada na Plaza de Armas, a Catedral de Cusco, foi construída sobre um antigo cemitério e foi a primeira catedral da América do Sul. Atualmente ela é a terceira maior catedral das Américas, atrás da Catedral de Lima e do México. A sua construção começou um pouco depois da chegada dos espanhóis e foi uma maneira que eles encontraram de retirar a crenças da civilização inca e implementar o cristianismo.

Foi construída pelos próprios incas que foram escravizados e em várias obras no interior da catedral é possível encontrar vestígios da revolta do Império Inca contra a imposição dos espanhóis.


Catedral de Cusco



REGIÃO DE SAN BLAS (O bairro artístico de cusco)



San Blás é um pitoresco bairro de Cusco, que tem nas suas ruas estreitas e na arquitetura as suas principais atrações. A melhor forma de conhecer a região é caminhando desde a Plaza de Armas e passando por suas ruas cheias de lojas e artesanatos, subindo suas estreitas ruas cheias de ladeiras, chegando ao final à praça onde está localizada a igreja mais antiga de Cusco, construída em 1563.




Praça principal do bairro San Blas


PEDRA DOS DOZE ÂNGULOS


Ao andar pelo centro histórico da cidade de Cusco você irá observar que os seus muros de pedra polida são uma atração a parte. Um destes muros cobre praticamente toda a Rua Hatunrumiyoc com pedras poligonais. No centro desta muralha se localiza a pedra dos 12 ângulos que tem seus encaixes perfeitos com as pedras adjacentes.


Muro do "Museu Arzobispal"


Pedra dos doze ângulos, que forma parte "del Qhapac Ñan" (Caminho Inca) 


MERCADO CENTRAL SAN PEDRO


Tradicional mercado de Cusco, é uma boa possibilidade de testemunhar o dia a dia dos Cusquenhos. O mercado de San Pedro é essencialmente um lugar dos locais, com muitas iguarias, comidas, bebidas e etc direcionados ao povo da cidade. É um lugar cheio de cores, excelente para fotos e o turista aqui é a minoria.


Mercado Central San Pedro


Mercado Central San Pedro


Um dia é o suficiente pra conhecer a região central de Cusco. Com certeza dá pra fazer tudo à pé, mas se preferir pode também faze o "city tour" com os ônibus de turismo. Há ainda na parte central alguns museus e igrejas que merecem ser visitados caso você tenha um tempinho a mais, além dos diversos mercados de artesanato para comprar as lembrancinhas coloridas que são marca registrada do Peru.

Nos dias seguintes em Cusco conhecer os Vales Sagrados mais afastados, experimentar a exótica culinária típica peruana e apreciar um bom ceviche. Ah, e claro, não esquecer da melhor cerveja, a Cusqueña!!! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário