Itália - 4 Dias em Firenze/ Florença (um Tour pela Toscana)

Dia 4 na Itália - Florença

Saímos de Veneza cedinho, o trem era as 9:00 da manhã com direção a Florença, que é o centro da arte renascentista. Nesta linda cidade podemos ver quase tudo que há de melhor da arte feita nos tempos de Leonardo e Michelangelo. É também uma das mais importantes da Itália. Já foi inclusive capital.

Chegamos por volta das 11h da manhã e mais uma vez tivemos uma super sorte no hotel, O Hotel Marine, localizado na Via Faenza, que é uma rua que fica à 5 min andando da estação e repleta de deliciosos restaurantes.

Via Faenza


Fizemos Check in e saímos para o conhecer a cidade à pé. Estávamos bem no centro o que facilitou muito.  Alguns minutinhos de caminhada (sempre seguindo um mapa e pedindo informações) chegamos a Duomo, Catredal Santa Maria de  Fiori e ela é  realmente fantástica.

Duomo de Firenze

De Medici

Casa de Médici

Por todos os cantos da Itália tem fontes de água potável, portanto ande sempre com uma garrafinha e polpe seus preciosos euros. rsrs

Depois de caminhar a tarde inteira, voltamos para o hotel e só  saímos à noite para jantar. Todos os dias escolhíamos um restaurante diferente e um prato diferente, para experimentar todas as delícias das massas italianas. Cada um escolhia um prato (rsrs). Que saudade dessa comida. A melhor lasagna a bolonhesa da minha vida. Em Trattoria da Guido. Um restaurante desde 1961

Lasagna a bolonhesa e Riviole
Dia 5 na Itália/ Florença - Pisa e Lucca

Usamos Firenzi como base para conhecer algumas das cidades vizinhas da toscana. Há varias maneiras de visitar as outras cidades, inclusive alugando um carro. Mas dessa vez não queríamos perder tempo e como estávamos vizinhos à estação de trem, decidimos fazer tudo de trem.

Comprei todas as passagens de trem de uma vez, quando cheguei a Firenze, essas não comprei pela internet pois elas tem um valor fixo e não tem data e hora, basta você validar a passagem antes de entrar no trem nas diversas maquininhas verdes que tem na estação.

Máquina para validar a passagem de trem. Tem dessas em todas as estações da Itália.


Comprei o trecho Firenzi > Pisa (8 euros) > Pisa > Lucca  (3 euros) e Lucca > Firenze (7 euros) - Total: 18,00 euros

Vimos nos dias anterior os horários de trem, nas estações tem um quadro em vários lugares que mostram os horário de partida dos trens, sempre de hora em hora, ou até menos.

Seguimos para Pisa, e depois de 1h e 20 min chegamos à Estação Central de Pisa. De lá mesmo pedimos informação para chegarmos a Piazza dei Miracoli, onde se encontra ela, a fofa, a torre torta, a Torre de Pisa. E também, na mesma praça, bem pertinho um do outro estão a Duomo e o Batistério.
Caminhamos cerca de 15 minutinhos, e chegamos à praça. Pisa é uma cidade deliciosa de se conhecer, mas suas atrações turísticas se resumem à essa praça

A fofura da cidade já começa da plaquinha de Wi-Fi.


Esse céu... Essa torre... Pisa, uma das cidades mais visitadas da Toscana. 


In Love!!!


Duomo de Pisa e sua vizinha.

O batistério.

Admiramos tudo por um tempo, tiramos a tradicional foto segurando a torre (rsrs), conhecemos a Duomo e seguimos de volta para a estação para seguir viagem à Lucca.

Chegamos à estação central de Lucca e pedimos informações para chegar ao centro histórico. E um senhor italiano, muito fofo falou que era só atravessar a rua (rsrs). Você atravessa a rua e dá de cara com uma muralha enorme, quase sem fim, e atravessando essa muralha você está numa cidade cercada por uma fortaleza. é tudo tão incrível, o quanto eles preservam sua história.

Muralha ao redor da cidade.


Atravessando por baixo da muralha.

A foto não transmite a imagem, muito legal e muito alto também. :)

Almoçamos num restaurante maravilhoso logo na entrada da cidade para repor as energias. E alugamos uma bike de dois lugares para dar uma volta por toooooodaaaa a muralha. Que dia tão gostoso.

Não lembro o nome dessa massa, ela parece um crepe e é enorme, pedimos porque vimos um moço comendo e deu uma vontade enorme. Uma saladinha para balancear as calorias.  Não sobrou nada. Mammamia!rsrs 

Após o almoço, uma das melhores maneiras de conhecer a cidade. Alugar uma Bike e pedalar pelas ruas e muralhas de Lucca. 
Pedalando sempre juntos.

Um passeio prazeroso pelas muralhas da cidade. Fantástico. Aluguel da bicicleta, 9,00 euros por uma hora.

"Liberdade de voar para onde quiser".



Entregamos a bike e curtimos um pouquinho o centro cheio de cafés, e lógico tinha que ter o "gelato" do dia, era sempre ele que nos salvava do calor de 37º da Itália.

Gelato do dia.

Guloseimas italianas. 

Lucca, Toscana.

Seguimos de volta para a estação (era só atravessar a muralha) e pegamos o trem de volta para Firenzi.


Dia 6 na Itália/ Florença - San Giminiano e Siena

Tickets - Firenzi> Poggibonsi  (6 euros) Poggibonsi > San Giminiano (2,50 euros)  San Giminiano > Siena (3 euros) Siena > Firenzi (7 euros)

Mais uma vez já estávamos com os tickets comprados e depois é que descobri que a melhor forma de ir até San Giminiano é de ônibus. Porque de trem você tem que descer na estação de Poggibonsi e dela é preciso pegar um ônibus que custa 2,50 euros (você paga no ônibus mesmo) que passa bem em frente à estação e para em frente a muralha de San Giminiano. Mas como já haviamos comprado o ticket do trem, fomos assim mesmo. Mais uns 30 min de ônibus e chegamos à entrada da cidade de  San Giminiano, a porta San Giovanni (muralhas)

Muralhas de San Giminiano. Porta San Giovani


San Giminiano é a considerada por muitos a Manhattan da época medieval. Olhar para o alto e admirar suas torres é a principal atração da cidade. No passado as torres eram a evidente  demonstração do poder econômico e eram utilizadas como habitação.

Olhar para o alto é a principal atração da cidade.


Caminhar pela cidade é fácil, o caminho principal nos leva à Piazza della Cisterna, que é o centro da cidade. E nessa praça está a sorveteria Dell O'mo considerado o melhor "gelato" do mundo. Dá pra localizar logo a sorveteria pela fila pra comprar o sorvete (rsrs) . Nessa praça também se encontra um "poço dos desejos" e não custa nada jogar uma moedinha né!? (Vai que...)

Piazza della Cisterna

Seguindo a tradição. "Eu desejo...!!!"



O melhor gelato do mundo é em San Giminiano. Gelateria dell'Olmo


Depois de desfrutar a cidade e almoçar uma deliciosa pizza na Ricca (você vê todo mundo com uma caixa de pizza, sentada pelos cantinhos da praça então dá logo uma vontade de comer). E assim, parada obrigatória, comer pizza sentado na praça.



Depois do delicioso almoço, seguimos em direção de volta à entrada da cidade, ao lado da praça em frente à muralha você pode pegar o ônibus 130, e aí você tem duas opções.

1. Voltar à estação de Poggibonsi e de lá pegar o trem para Siena (ou se quiser voltar para Firenzi)
2. Pegar esse mesmo ônibus e já ir direto nele para Siena (foi o que fizemos)

Ônibus 130 em direção à Siena, a joia da Toscana.


O bom de chegar de ônibus em Siena é que ele te deixa bem no centro da cidade, já que a estação de trem é um pouquinho distante. 

Depois de mais 1h de ônibus chegamos até Siena, considerada a Jóia da Toscana. Não é uma cidade tão pequena quanto as outras, e caminhar por ela à procura de sua Duomo (uma das igrejas mais lindas de toda a Itália) foi um pouquinho cansativo.

Duomo de Siena, uma das mais belas de toda a Itália.


A praça do Campo é a principal da cidade e é onde são realizados os famosos Palios de Siena, tradicional corrida de cavalos realizada duas vezes no ano. O centro histórico de Siena tem ainda outras tantas igrejas, a praça do mercado, o palácio público, os muros medievais. Para conhecer bem a cidade é preciso otimizar o tempo, escolher as prioridades e se, possível, comprar bilhetes com antecedência.

Imagem panorâmica da Praça do Campo.

Fonte Gaia, na Praça do Campo esculpida por Jacopo della Quercia entre o 1409 e 1419.

Depois de admirar a cidade voltamos para a estação de trem (um pouco afastada) e voltamos à Firenzi.


08/07/2015 - Dia 7 na Itália -  Tour por Firenze/ Florença

Último dia nesse encanto de lugar, uma mistura de arte e história. Decidimos fazer o tradicional passeio turístico com "Hop on Hop" o ônibus de turismo que tem em todas as cidades da Europa (digamos que ele é o mais popular). Em Florença ele tem três linhas e é preciso observar os horários que cada linha passa em determinados pontos.

De busão em Firenze.

Áudio guia em Português, conhecer um pouco da história da cidade.


A parada numero 1 ficava bem pertinho do hotel. O legal de fazer o "tour" com esse tipo de ônibus em Florença é que ele vai até região por fora da cidade, passa pelas áreas verdes da cidade.

Descemos na parada da "Piazza Michelângelo" Uma praça linda, com uma réplica da estátua de David, cuja original de 5 metros de altura está no museu Academia em Florença. E essa praça tem a vista mais linda de toda a cidade, de todo lugar dá pra ver a belíssima Duomo de Firenze.



Piazza Michelângelo


Mirante da Piazza Michelângelo. E a bela vista da cidade.


Vista da cidade e sua Duomo

Cadeados do amor, por todos os lados. Toda forma de demonstrar amor é válida.

Pegamos o ônibus de volta e fomos para o centro almoçar. Enfim comer a deliciosa "Bisteca alla Fiorentina", prato de carne típico da região da toscana.

Bisteca alla fiorentina, acompanhada de feijão branco (para matar um pouco a saudade do Brasil) e salada. Muuuuiiiitoo bom!


Depois do almoço pegamos a outra linha do ônibus e fomos para uma região ainda mais afastada da cidade, já no comecinho da noite.

Destaque para a minha blusinha fofa comprada em Pisa. 


E nos despedimos desse lugar fantástico. Rumo à capital, Roma.








Nenhum comentário:

Postar um comentário