Itália - 3 dias em Roma

Dia 8 na Itália - Roma

Saímos de Firenze no trem as 8:30 da manhã com destino a Roma. Chegamos à Roma às 10h. (Ver trem que chegue à estação Termini, que é a estação central).
 Escolhi o hotel Margaret, que fica a 7min andando da estação. O Hotel fica praticamente ao lado da Piazza della Republica. Um hotel simples, num prédio antigo, com um ótimo atendimento. 

Fizemos o Check in e já saímos pra começar a conhecer a cidade. Optamos pelo ônibus de turismo, tem várias empresas que fazem o passeio, escolhi GLT (não gostei muito pois ele só "rodava" até as 6h da noite, enquanto os outros até às 9h, o que foi uma falha nossa, pois não prestamos atenção) portanto...
DICA: Preste sempre atenção até que horas os serviços turístico funciona, principalmente desses ônibus). 
Enfim, já estava comprado, e não tinha mais o que fazer.

Mapa em mãos e "simbora turistar". 


Começamos o passeio, e uma das primeiras paradas do ônibus é no Coliseu, deu uma vontade enorme de descer pra conhecer o monumento que mais representa Roma, mas sua visita estava reservada para outro dia. 

Oi, Coliseu!!!

Seguimos e descemos na parada em frente ao monumento Vitorio Emanuelle. Construído em homenagem ao primeiro rei de Roma após sua morte. Sua visitação é gratuita. 

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuelle

Piazza Campidoglio e a estátua do imperador Marco Aurélio

Próxima parada, visitar a Fontana Di Trevi, que para a minha decepção estava em obras de restauração (quase choro). Era uma das obras que eu mais queria ver em Roma (snif, snif). A rua cheia de turistas decepcionados. Almoçamos nas proximidades e voltamos a pegar o ônibus, dar uma volta por toda a cidade e ter uma visão geral do que iríamos ver nos próximos dias.

Fontana di Trevi em reforma. :(


Dia 9 na Itália / Roma - Museu do Vaticano, Capela Sistina, Praça São Pedro e Basílica São Pedro)

Dia dedicado a conhecer a cidade do Vaticano. Que é denominado Estado do Vaticano, o único "país" dentro de um outro.

Cidade do Vaticano. 


Se você quiser evitar uma super, mega, hiper, ultra fila, compre seu ingresso on-line. Como eu não gosto de filas, fiz isso, comprei pela internet no site oficial de compra de ingresso do Vaticano. (http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/index.html) custa 16,00  euros + 4,00 de taxas. Vale muito a pena.

O ingresso dá acesso ao museu do Vaticano e à capela Sistina. A visita à Basílica de São Pedro é gratuita. 

Pegamos o metrô cedinho na Praça da República e descemos na estação Ottaviano, que fica bem próximo ao Vaticano. É muito fácil utilizar o metrô em Roma, pois tem bem menos linhas que Paris. E nas paradas sempre vem indicando quais postos turísticos tem nas proximidades.

Descemos na estação Ottaviano e seguimos o fluxo em direção ao Museu do Vaticano, demos preferência em começar por ele, pois o numero de turistas é menor mais cedo. Alugamos um áudio guia na recepção por 6,50 euros e usamos um só para os dois é só ter o fone de ouvido.

Muros de acesso ao museu. e entrada sem fila com ingresso impresso pela internet. 

O museu do Vaticano é enorme, e assim como o Louvre é dividido por alas (claro que o Louvre é muito mais gigante), A visita segue um roteiro, que o próprio guia do áudio vai indicando a sequência. E, essa sequência acaba nos levando à divina Capela Sistina.

Museu do Vaticano.
Alas do Museu do Vaticano
Jardins do Museu do Vaticano. "Sphere Sphere dentro (Esfera dentro de Esfera) foi criado pelo escultor italiano chamado Arnaldo Pomodoro. Inicialmente a  "obra de arte" foi criada para a Igreja do Vaticano, mas já se espalhou em todo o mundo. 


A entrada na capela é feita em grupos, e uma vez dentro dela tem que fazer silêncio total, e não pode tirar fotos (pelo menos, ninguém pode ver você tirando fotos... rsrs)

Você fica ali dentro alguns minutos, sentindo a energia e admirando as obras de Michelângelo e Rafael em suas paredes e teto.

Teto da Capela Sistina e os afrescos de Michelângelo e Rafael.


Obs.: Não pode entrar de shorts ou blusa decotada na Capela Sistina. Já na Basílica de São Pedro não pode nem mostrar os braços. Portanto, você tem três opções: Ou vai bem "coberta", ou leva um lenço para cobrir os braços, ou se conforma em se enrolar num pedaço de tecido que eles dão na entrada.

Acesso à saída do Museu.


Ao sair do Museu do Vaticano, é só seguir pelo enorme muro e chegar  na Praça São Pedro.

Praça São Pedro e ao fundo a linda Basílica de São Pedro

Depois de uma filinha enorme, e essa não tinha como escapar, entramos na Basílica de São Pedro. E ela é realmente divina.

Túmulo do Papa João Paulo II.

O altar onde o Papa celebra missas. 

Dia 10 na Itália/ Roma. - Coliseu, Palatino e Fórum Romano. 

Último dia em Roma. Dia de conhecer o seu mais imponente símbolo. Seguimos do hotel caminhando até o Coliseu, nossa primeira parada do dia. Já havia comprado o ingresso pela internet. O custo é de 16,00 euros acesso às três visitações. É super válido pois também evitou uma super fila.



O gigante construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga.

O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.

O símbolo mais imponente de Roma.
Parte de dentro do Coliseu. Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. 



Ruínas do Coliseu

As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna. 


DICA.: Eu li uma dica na internet e observei para conferir e acredito que seja válida. O ingresso dá acesso ao coliseu, Fórum Romano e Palatino. Quase todos os turistas começam a visitação pelo Coliseu e depois seguem para o Palatino, portanto sempre compram  ingresso na bilheteria do Coliseu (o que gera uma fila enorme). O segredo é ir na bilheteria do Palatino e comprar o ingresso (não tinha ninguém comprando quando entrei) e de lá seguir para as outras visitações). 

Após a Visitação do Coliseu, seguimos para o Palatino, e suas ruínas. É tudo enorme, uma longa caminhada. Conhecemos só o que nos interessava e tiramos algumas fotos.

Fórum Romano.

Palatino


Conhecendo um pouco mais do Velho Mundo, revista comprada dentro do Museu do Vaticano.


E assim finalizamos nossos dias em Roma, conhecendo a Roma antiga, o velho mundo, um lugar cheio de história e memórias. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário