Itália - 3 Dias em Veneza/ Verona

Minha primeira vez na Europa, e claro, além de Paris (a queridinha) eu sempre tive um fascínio pela Itália e sua história. O velho mundo, repleto daquelas histórias que eu só via nos livros. E a Toscana, com sua peculiaridade e sua arte. Eu precisava incluir a Itália na minha primeira ida à Europa.
Saímos de paris às 20h e só chegaríamos ao nosso destino, Verona, a cidade de Romeu e Julieta, às 7:30 do outro dia. Pode parecer loucura e tem até a opção de ir de avião, mas eu realmente gosto da aventura, do diferente; e odeio aeroportos, seus atrasos, a distância dos centros da cidade, o tempo que você perde na espera do voo e na ida até ele. Escolhi o trem noturno, eu iria dormindo e no outro dia já acordaria na nova cidade. (rsrs)

Optei por não parar em Milão (que estava no caminho até verona), apesar de ser a capital da moda e eu adorar moda, mas em minhas pesquisas não encontrei nenhum atrativo cultural (além de sua belíssima Duomo) que me fizesse querer descer lá, pelo menos não dessa vez.

Depois de 12h de viagem em um vagão apertadinho e dividido com outras pessoas (as poltronas viram camas), chegamos à Verona.

Dia 1 na Itália/ Verona - Conhecendo Verona, a cidade de Romeu e Julieta

Descemos na estação, guardamos a bagagem em um guarda volumes, pedimos informação sobre qual direção tomar e seguimos em direção à Piazza Brá (uns 15 min de caminhada), quem estiver com preguiça pode pegar um ônibus, mas eu prefiro sempre ir desbravando a cidade, me perdendo e me encontrando. :)
Verona é um encanto de cidade, dá pra ir admirando pelo caminho as suas belas construções e chegando a Piazza Brá encontrar a atração mais imponente de Verona: a Arena. A Arena é um pequeno "coliseu" e mais conservada que ele, paga em média 6 euros caso queira visitar.

Arena de Verona.

Seguimos a busca pela casa da Julieta. É só seguir pela Via Manzini (peatonal) até a Piazza delle Erbe, o seu segundo ponto de referência. Uma vez aí, além dessa praça com suas construções rosadas, que é o coração de Verona, você estará praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori . Na Via Capello 23 está a suposta casa onde morou Julieta (Há placas sempre indicando a direção) e o famoso balcão onde ela ficava escutando as juras de amor de Romeu.

Via  Manzini.

Você atravessa um pequeno corredor para chegar ao pátio que fica em frente à construção e onde poderá ver uma estátua da personagem, e uma multidão de turistas querendo tirar uma foto segurando no seio esquerdo da estátua, cuja "lenda" diz que dá sorte no amor. Não custa nada tentar né?

Porta de entrada para a casa de Julieta.

Muro do amor. Repleto de mensagens de turistas que visitam Verona.

Mão no seio da Julieta para dar sorte no amor.

Cadeados do amor, por todas as partes, sempre.

Suposto balcão onde Romeu fez juras de amor à Julieta.

Você pode visitar a casa da Juieta, pagando 5 euros.

Saindo da Casa da Julieta seguimos para a Piazza delle Erbe, que tem um feirinha, muitas barraquinhas deliciosas com frutas coloridas e apetitosas.

Piazza Erbe

Seguimos voltando para a Piazza Brá, almoçamos com aquele clima delicioso da cidade e voltamos para a estação para pegar às 16:20 o trem em direção à tão esperada Veneza.

Primeira massa italiana. Eu amo massa!!! Acompanhada de um "birra", por que ninguém é de ferro.

Chegamos à Veneza depois de 1h e 30 min de trem. Descemos na estação Veneza Santa Lucia.

DICA.: Quando for comprar o trem é importante observar para qual estação ele vai, em Veneza há duas estações, a Veneza Mestre, um pouco mais afastada e a Veneza Santa Lucia, que fica dentro da cidade.

Chegamos na estação e já seguimos em direção ao Vaporetto, que é o transporte aquático de Veneza. São diversas paradas e de acordo com o mapa do hotel seguiríamos para a parada da Ponte Rialto.

Vaporetto, bilhetes em mãos

Obs.: Cada "viagem" no vaporetto custa 7 euros, mas você quase não o utiliza, em Veneza dá pra fazer tudo caminhando.

O hotel em que ficamos foi muito bem localizado e deu pra chegar seguindo as instruções que eles passaram por e-mail na reserva. Lembrando que reservei tudo pelo booking, sempre priorizando boa localização e conforto. Ficamos no Hotel Caneva, super indico.

Descansamos um pouco e saímos pra conhecer um pouco a cidade. Nosso primeiro destino a Piazza San Marco, praça principal da cidade e linda, muito linda.

Noite em Veneza

Piazza San Marco

Uma das centenas vitrines luxuosas de Veneza.

Um brinde à nossa maravilhosa viagem

Aproveitamos e comemos a nossa primeira Pizza Italiana.

Obs.: Eles tem o hábito de comer uma pizza por pessoa, e acham esquisito quando a gente pede uma pra dividir. Mas não dá mesmo pra comer uma sozinha, apesar da massa fininha e não ter o super recheio que temos aqui no Brasil.

Dia 2 na Itália/ Veneza - Conhecendo Veneza e o tão esperado passeio de Gôndola.

A principio eu havia colocado no roteiro conhecer alguns museus de Veneza, como o Palzzo Ducale. Ainda tentei comprar a entrada pela internet, mas de última hora e não consegui. Então decidimos apenas caminhar e caminhar livremente pela cidade. E acredito que esse seja o maior prazer de Veneza, andar sem rumo, se perder em suas ruelas, encontrar lugares que não estava procurando, comer as diversidades e guloseimas que encontrar pelo caminho. E assim foi o nosso dia. Amei cada cantinho que descobri, cada lojinha, conhecer e admirar os artesãos locais, ver máscaras, muitas máscaras, comprar lembrancinhas e claro as famosas máscaras de Veneza. Que inclusive me deram um trabalhão de carregar durante todo o resto da viagem, mas que valeu super a pena porque são únicas.

Lindo canal pertinho do Hotel Caneva

Admirando os canais de Veneza

Máscaras, máscaras e máscaras.

Lindas venezianas, e nada é de graça, 2,00 euros a foto. (rsrs)

Becos e ruelas, o encanto de Veneza.

Um encanto de cidade.

Tinha um canal no meio do caminho.

Não é só no Brasil que tem carnaval, o carnaval em Veneza deve ser um luxo.

O fim do dia estava reservado para o tão esperado passeio de Gôndola. Já havia dado uma pesquisada nos preços e são tabelados. 30 min 80,00 euros e vai aumentando de acordo com o percurso que você escolhe fazer. O valor é por gôndola, e cabe até 6 pessoas. Então se você estiver em grupo fica bem mais barato, o que não foi o nosso caso.
O gondoleiro jogou um "caô" e disse que o percurso de 80,00 euros era muito curto e não dava pra aproveitar quase nada, então ele ofereceu o percurso de 120,00 euros, por 100 e nós aceitamos; mas acredito que paguei gato por lebre (rsrs). Então, é bom ficar de olho bem aberto no conto do gondoleiro.
Mas enfim, ir à Veneza e não andar de gôndola é o mesmo que ir à Paris e não ver a torre Eiffel. Foi uma delícia de passeio e valeu a experiência vivida.

Um luxo, um passeio único pelos canais.

Alguns gondoleiros fazem até serenata, claro que por um custo adicional.

Dia 3 na Itália/ Veneza - Conhecer as algumas das Ilhas de Veneza

Veneza é composta por diversas ilhas, sendo que as mais conhecidas são Murano, Burano e Torcello. Nós optamos por conhecer apenas Burano e Torcello, pois em minhas pesquisas sempre li que Murano não valeria tanto a pena, lá encontram-se as famosas fábricas de vidro, que são vendidos por toda Veneza.

Seguimos então em direção ao Vaporetto que nos levaria à Burano. Os vaporettos que seguem em direção as ilhas estão na Piazza San Marcos. Então é só ir em busca dele e pedir sempre informação. Cada viagem sai em média 7 euros, então como seriam 4 viagens compramos o vaporetto livre por 24h que inclusive serviria para nos levar até a estação ferroviária no dia seguinte. Muitas vezes o acesso é livre ao vaporetto, mas se o fiscal lhe pedir o bilhete e você não o tiver em mãos, pode paga uma salgada multa. Então a honestidade é sempre melhor do que um possível constrangimento.

Pegamos o vaporetto 14 e seguimos em direção à Burano. Leva em média 40 min para chegar, e no caminho pode-se apreciar a sensacional vista do mar de Veneza, o mar Adriático, e dividir espaço com navios luxuosos que saem, ou passam por lá em cruzeiro.

Vaporetto 14

Burano é famosa por suas casinhas coloridas, e intensas, habitada basicamente por pescadores e rendeiras. É realmente um encanto.

O colorido de Burano

Burano também tem torre torta

A cor da natureza.

Depois de caminhar pelas principais partes da ilha (que não é tão grande), almoçamos em um de seus charmosos restaurantes, e claro numa ilha habitada por pescadores, nada como um pescado para fugir um pouco das deliciosas e calóricas massas italianas. (Não que eu esteja reclamando, amo muito rsrs)

Pescado típico da ilha

Depois de aproveitar um pouco Burano pegamos mais uma vez o vaporetto e de lá seguimos para Torcello. Muito pertinho dali. É uma ilha ainda menor que as outras, com um cenário mais bucólico, mais rústico, mas de uma formosura igual.

A Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo) é uma das duas pontes existentes na ilha de Torcello.

O que Torcello tem à oferecer? Uma vista deslumbrante...e um gostinho de Bizâncio em pleno Vêneto.
Torcello é frequentemente retratado na literatura como um lugar de refúgio, inspiração ou descanso.

Torcello parece um vilarejozinho esquecido no tempo (tanto que alguns chamam este lugar de "A Ilha Esquecida")

Depois de caminhar por Torcello voltamos no vaporetto em direção a Veneza, e no dia seguinte seguiríamos para Firenze.