Santorini, 2 dias na ilha mais famosinha da Grécia.

Santorini é sem dúvidas a ilha mais comentada da Grécia. Com falésias de mais de 300 metros de altura e uma caldeira submersa (de um vulcão ainda ativo), a ilha é resultado de uma das maiores erupções vulcânicas da história, que ocorreu há aproximadamente 3500 anos. Suas casinhas brancas são um charme à parte, e é dona de um dos pores-do-sol mais lindos do mundo.

COMO CHEGAR A SANTORINI

Também chamada de Thira, é possível chegar à ilha de Ferry saindo de Atenas ou de outras ilhas, como também de avião. Comprei todos os ferries ainda no Brasil,pois, como Julho é alta estação preferi não arriscar valores mais altos, ou até mesmo correr o risco de não ter.
Para comprar fiz uma busca no site https://www.letsferry.gr/en/, pois ele dá as opções de várias empresas com diferenciados valores e horários, e depois comprei diretamente no site da empresa do Ferry, que por sinal são várias. As principais: HELLENIC SEAWAYS, SEAJETS, GOLDEN STAR FERRIES.

Saí de Atenas, do porto de Piraeus em um ferry noturno, a viagem dura cerca de 8h. O ferry tem opções de viajar em cabines ou em poltronas. É uma viagem longa e um pouco cansativa, mas bem mais barata que de avião. O ferry custou 20 euros.

P.s. Em Atenas há dois portos, na verdade um fica exatamente em Atenas, o porto de Piraeus, e o outro a 1h da cidade em Rafina. Prestar atenção quando estiver fazendo as buscas.

Ferry noturno pela Hellenic Seaways

ONDE SE HOSPEDAR EM SANTORINI

A região de Thira é onde tudo acontece, bares, restaurantes, lojas, transportes púbicos, porto. Fica exatamente no centro da ilha, é ideal para quem não quer alugar nenhum transporte. Chegamos pelo porto de Thira e pegamos um ônibus para o centro, e do ponto de ônibus fomos caminhando para o hotel. Nos hospedamos na Pension Petros, muito simples, mas bem localizado e agradável.

O QUE FAZER EM SANTORINI

Dia 1

Alugamos um quadricíclo por 24h e escolhemos o primeiro dia para percorrer as praias do litoral sul da ilha e encerramos o dia com o pôr-do-sol mais famoso da Grécia, senão do mundo: O pôr-do-sol de Oía. O valor do aluguel varia de acordo com o carro que você escolhe, começando por 30 euros, os mais simples, até carros luxuosos, e em todos os cantos da ilha tem lugar para alugar.

Mapa da ilha.

Começamos o dia por Perissa Beach, mais conhecida como Black Beach devido a sua areia negra. E foi uma das praias que mais gostei. Diversos restaurantes na orla, é só escolher um e apreciar um bom pescado.

De lá seguimos para a Red Beach, assim chamada por causa de suas formações rochosas de cor avermelhada, água cristalina e calma, ótima para curtir um mergulho e relaxar.

Depois de curtir a segunda praias escolhida do dia, infelizmente não deu tempo conhecer a White Beach, seguimos para presenciar o pôr-do-sol mais famoso do mundo, o pôr-do-sol de Oía, que é uma parte da ilha um pouco mais afastada, cerca de 10km do centro, e ao norte da ilha. Como viajamos no verão, o sol só se põe às 20:30 min, o dia é bem longo e dá pra aproveitar bem.

É interessante chegar um pouco antes em Oía, para conseguir um dos disputados lugares, ou se preferir reservar um bom restaurante antes. Se você deixar para escolher restaurante na hora, não vai ter mais vagas. Aí é só esperar e curtir um dos mais belos momentos da natureza. É realmente emocionante acompanhar cada momento até o sol se esconder por trás do horizonte.

Dia 2

Estar em Santorini, ja é uma atração a parte, não se tem muito o que fazer na ilha, o ideal é curtir seus restaurantes, suas praias, sua vista. Mas tem um passeio, um tour de um dia para escalar o vulcão que deu origem a ilha. O tour pode ser comprado nas diversas agência no centro da cidade, e há duas opções. O tour de meio dia Vulcão + Termas (20 euros), ou o tour de dia inteiro: Vulcão + termas + pôr-do-sol em Oía (40 euros).

Você tem que descer para o New Port, num bondinho no centro de Fira (por 6 euros cada viagem), e de lá pegar um barco de passeio ara o Vulcão, são vários barcos saindo, você pode pagar qualquer um deles. O barco te leva até o vulcão, com um guia e você vai até a cratera dele, depois disso, já de volta ao barco pode nadar nas termas (que nem estava tão quentinho assim). Enfim, não achei muito interessante pois não é a vibe de Santorini e foi bem cansativo, mas valeu a experiência.

Como fizemos o passeio para o vulcão pela manhã, as 14h já havia terminado tudo, voltamos para o hotel, nos arrumamos e saímos para curtir o último pôr-do-sol da ilha, mas desta vez em Fira, escolher um bom restaurante, caminhar pelas charmosas ruinhas estreitas e curtir a noite da ilha.

Tarefa difícil é escolher quais ilhas conhecer na Grécia, se não tiver tempo de conhecer Santorini e Mykonos e tiver que escolher uma das duas eu realmente não consigo dizer qual me encantou mais. Cada uma tem sua peculiaridade e ao mesmo tempo são tão parecidas. Então o ideal e tentar incluir as duas no roteiro, dois dias em cada até dá pra conhecer bem, se tiver mais dias melhor ainda. O importante é tentar aproveitar cada segundo e nada de preguiça, para conhecer o máximo possível.