Marrocos de Norte a Sul - Roteiro de 10 dias em um Marrocos pra lá de Marraquexe

Até um tempo atrás eu achava que conhecer o Marrocos seria uma tarefa bem difícil. Pensava que chegar lá seria caríssimo, que não seria muito seguro. Sempre pensei... "só vou para o Marrocos com uma cia masculina", afinal já tinha lido muitas histórias sobre o assédio que as mulheres sofrem e tal. Masss, eu com essa minha vontade incessante de conhecer o diferente, pesquisei, li mais a respeito e pensei, dá a ir.

A princípio a ideia era alugar um carro e fazer todo o percurso de forma independente, maaass, eu não teria muito tempo para planejar e fazer roteiro, pois decidi a viagem de véspera. Então foi aí que encontrei a empresa do Omar, "Viagens em Marrocos", entrei em contato com ele, e ele fez um roteiro especial de acordo com o tempo que eu teria no Marrocos e com tudo o que eu queria conhecer. (No final do post deixo os contatos do Omar)

Comprei meus voos saindo da Europa, pois Portugal e Espanha são países muito próximos ao Marrocos e a passagem fica bem baratinha. Mas para quem quer sair do Brasil direto para o Marrocos tem voos diretos do Rio de Janeiro para Casablanca (uma das principais portas de entrada do país).

Sempre faço minhas viagens por conta própria, tenho prazer em fazer meu próprio roteiro, mas viajar pelo Marrocos sem preocupação alguma, com conforto e segurança foi a melhor escolha que fiz. Então vou compartilhar aqui o roteiro que a empresa Viagens em Marrocos fez pra mim e que me deixou super satisfeita.

A porta de entrada para o Marrocos e início do nosso roteiro foi Marraquexe, que para nós Brasileiros acredito ser o nome mais comum ao se falar do Marrocos, além do Deserto do Sahara, claro.

Dia 01 - Visita Cultural à Marraquexe

Começamos a visita por Marrakech, "A Pérola do Sul", fundada no século XI, e é hoje uma das mais turísticas cidades do Marrocos. O Motorista nos buscou no Riad Palau após café da manhã e nos deixou com o Guia que nos acompanhou o dia inteiro e nos levou para conhecer toda a medina (parte antiga da cidade) a pé.

A visita começa pela mesquita Koutoubia, a maior de Marraquexe, e em seguida visitamos os túmulos Saadian, os jardins Majorelle e o Palais da Bahia. Almoçamos na parte nova da cidade e continuamos a visita pela medina e pela famosa praça Jemaa El Fna, visitando os mercados e conhecendo um pouco da cultura marroquina.

Mesquita Koutoubia - A maior mesquita de Marraquexe - Lembrando que apenas muçulmanos podem entrar nas mesquitas do Marrocos.

Túmulos Saadian - mausoléu coletivo em Marraquexe onde estão sepultados cerca de 60 membros da dinastia saadiana, que reinou em Marrocos nos séculos XVI e XVII.

Jardins Majorelle, inspirado nos jardins islâmicos, onde também funciona um museu da cultura berbere. O nome deve-se ao seu fundador, o pintor francês Jacques Majorelle

Dia 2 - Visita a Praia de Essaouira a 200km de Marraquexe

Após o café da manhã saímos em direção a Essaouira, considerada a praia de Marraquexe. Fizemos o tour de um dia inteiro e conhecemos um pouco da costa marroquina, além claro de comer um bom pescado, especialidade da cidade. No caminho paramos para conhecer a fabricação artesanal do melhor óleo de argán, e ver as curiosas cabras que ficam em cima de árvores (rsrs)

Curiosidade fofa no caminho para Essaouira.

Essaouira Beach, a praia de Marraquexe

Medina de Essaouira.

Dia 3 - Saída de Marraquexe para Ouarzazate, passando pelas montanhas do Alto Atlas e Kasbah Ait Ben Haddou

Seguimos em direção a Ouaszazate através das altas montanhas do Atlas passando pelo TiziNitchka onde chegamos ao ponto mais alto do Marrocos a 2.260m. No caminho visitamos o Kasbah de Pacha Glaoui em telouet, onde paramos para almoçar num típico restaurante marroquino e comer delicioso cuscuz marroquino com carneiro. Após almoço seguimos em direção a Ouarzazate, com belas trilhas para o Ait Ben Haddou passando pelo vale Ounila com seus vilarejos berberes e nos dirigindo para Ouarzazate. Ainda em Ouzarzazat conhecemos o famoso estúdio Atlas, onde foram gravados diversos filmes de Hollywood. E chegamos a mais um incrível Riad, www.darchamaa.com.

Caminho para as Montanhas do Alto Atlas e a tradicional parada para o Chá.

Kasbah Ait Ben Haddou - As Kasbah são os antigos palácios onde os sultões viviam com suas numerosas famílias. Cerca de 1mil pessoas, entre família e empregados. Há diversos desses nessa região do Marrocos.

Visita aos Estúdios Atlas.

Dia 4 - De Ouarzazate até o Deserto do Sahara, a esperada noite no acampamento nômade no Deserto.

Saímos de Ouarzazate, cidade onde pernoitamos, em direção à noite mais esperada da viagem. Dormir em tendas béberes no meio das dunas do Deserto do Sahara. No caminho passaríamos pela cidade das flores, mas como viajamos no inverno, não estava na época delas. Mas, paramos também no caminho para conhecer as Gargantas de Toudra, onde paramos para almoçar um típico e delicioso churrasco de Carneiro. Até chegar em Merzouga, a cidade que é porta de entrada para o deserto. Lá Deixamos o carro e seguimos para o acampamento bérbere de camelo. A parte mais incrível da viagem. Dormimos em um acampamento super confortável, com um jantar maravilhoso, uma noite tipicamente bérbere, com vinho, fogueira e tambores ao som músicas bérberes.

Gargantas de Toudra- São reconhecidas mundialmente como cânions fabulosos no Vale do Toudra, importante rota árabe para transporte de sal e outras iguarias.

Hora de trocar o 4X4 pelo camelo e seguir deserto a dentro em busca dos acampamentos para a noite mais incrível da vida.

Fofo

Parada para admirar o põr-do-sol mas incrível da vida.

Dia 5 - Visita aos nômades do deserto

Após o café da manhã no deserto, seguimos para conhecer um pouco mais da vida de gente que ainda vive no deserto e seus arredores. Visitamos uma família nômade, e uma também a aldeia Gnaoua na cidade KHAMLIA, vizinha ao deserto. Almoçamos na casa da família do nosso motorista, Omar, o que foi muito interessante, pois conhecemos de fato uma família bérbere. E ao final do dia ficamos na cidade de Merzouga, e pernoitamos em mais um incrível Riad, www.riadmadu.com.

Visita a uma real família nômade.

Essa é a Fátima, o nome feminino mais comum no Marrocos, pois era a filha do profeta Maomé com sua primeira esposa Cadija.

Última parada no meio do mar de dunas, nas minas de MIFIS, até seguir para Merzouga

Dia 6- Dia de seguir para Fés, capital espiritual do Marrocos.

O dia de viagem foi longo, como viajamos no inverno e seguimos em direção as montanhas o caminho estava cheio de neve e tivemos que desviar a rota e assim deixamos de conhecer a cidade de Errachidia . Então o dia foi praticamente de estrada e paradas para admirar as diferentes paisagens.

Primeira parada no caminho até Fés , vale do Ziz, um verdadeiro Oasis no deserto.

E mudando completamente a paisagem, as montanhas do Alto Atlas repletas de neve.

Dia 7 - Visita cultural a Fés

Dia dedicado à descoberta de Fez, a mais antiga das cidades imperiais e cidades antigas, fundada por Idriss II, o centro de irradiação da cultura árabe-muçulmana. Visitamos com uma guia local que falava espanhol toda a medina de Fez, a Mesquita de Andaluzes, curtumes e o bairro das olarias. Além do almoço em um dos antigos palácios da Medina. Noite no lindo Riad, www.riadalmakan.com

Conhecendo a Medina de Fés, primeira cidade imperial.

Mesquita de Andaluzes. Visita apenas por fora, pois apenas muçulmanos podem entrar nas mesquitas do Marrocos.

Visita aos famosos curtumes de Fés. Conhecido por nós brasileiros, por causa da novela O Clone.

As linda cerâmicas de Fés

Dia 8 - Meknes e Rabat

Seguimos viagem para a capital Marroquina Rabat, com parada para almoço em Meknes, importante cidade imperial, passando nas Ruinas Romanas Voulubilis e conhecer os monumentos historicos Bab Mansour Laalaj Hri Souani Mausoleo Moulay Isamil.

Pelas estradas marroquinas. Na bandeira do Marrocos o vermelho representa o Deserto do Sahara e a estrela verde representa a natureza.

Dia 9 - Rabat

Esse dia seria para seguir viagem para a última cidade da viagem Chefchaouen, mas estávamos muito cansadas e decidimos ficar mais uma noite em Rabat, para não precisar pegar estrada e conhecer um pouco mais da capital. Foi então um dia de descanso e precisamos mudar de Riad. Visita à Torre Hassan e ao Mausoleo do rei anterior Mohammed 05.

Mausoléu onde está o corpo do Rei Mohamed V, o rei atual é o seu filho Hassan II.

Riad Dar Dar

Dia 10 - Chefchaouen

Chegamos a última cidade marroquina do caminho. Chefchaouen vem do berbere e significa “Olhe os Chifres”. Tem esse nome porque está localizada na região das montanhas Rif, entre os picos Tisouka e Megou que se erguem sobre a cidade com o formato de dois chifres. Também conhecida por Xexuão, Barraxe e Barraxá, possui pouco mais de 40 mil habitantes e fica ao norte do Marrocos. Nessa pitoresca medina, o azul é a cor predominante. Dia livre para conhecer a medina da cidade, jantar e seguir para o aeroporto de Tânger.

Vista maravilhosa da cidade azul.

Foi incrível conhecer, literalmente, o Marrocos de Norte a Sul. Um roteiro todo especial feito pela empresa Viagens em Marrocos. Com hospedagens em Riads fabulosos (A hospedagem em riads faz toda a diferença em uma viagem ao Marrocos), com todo o conforto e segurança que precisamos. Foi possível imergir de fato na cultura marroquina, passando o dia com a gente de lá, e não apenas aquele turismo clássico. Uma viagem pra guardar no coração com muito carinho.

Deixo aqui os contatos do Omar Bakabou, para quem também tiver interesse de conhecer esse país incrível:
Whats App: +212 6 68 47 72 03
Instagram: viagens_em_marrocos
Facebook: Omar Bakabou (https://www.facebook.com/Holidaymoroccotour?ref=br_rs)