Tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni - Terceiro dia.

Depois da noite mais fria e longa da minha vida. Boatos de que se chegou mais de 15° graus negativos, altitude de 4.300 metros (o que dava um enorme mal estar e dificultava a respiração), hostel sem calefação, água quente só em sonho(banho nem pensar hihihi), sopa que esfriava assim que posta na mesa. Não levamos saco de dormir, mas é possível alugar por apenas 20 bolivianos no próprio hostel, mas que também não mudou muita coisa no frio. Enfim acordar às 4h da manhã, e como falei no post anterior, acorda cedo era a melhor coisa, já que dormir era impossível. Tomar café da manhã e às 5h sair para o último dia de tour e se deparar com o céu estrelado mais lindo que já vi. Não queria 10 noites dessas, mas uma fez toda diferença em minha vida.

Céu do Uyuni

Seguimos com o dia ainda escuro, e quando você acha que já chegou ao nível máximo de altitude, nosso querido "motô" nos diz que ainda vamos chegar aos 5mil metros acima do nível do mar (que mara!). Um frio intenso de não suportar nem 5min fora do carro.

Seguimos subindo, até chegar no ponto máximo do último dia de tour, os "Geyseres Sol de Mañana", uma área desértica caracterizada por ter uma intensa atividade vulcânica, que emitem vapores de gases e água quente atingindo de 10 a 50 metros de altura. Esses fenômenos nos permite apreciar uma paisagem que parece na época da formação da terra.

Geyseres Sol de Mañana

Muito frio, mas não dá pra ficar sem registrar esse momento.

Com o dia começando a clarear, e o sol começando a surgir por trás das montanhas nos presenteando com uma belíssima paisagem, seguimos para uma outra parada ali perto, piscinas naturais de águas termais. Meu desejo era relaxar naquelas águas quentinhas, mas com o frio que estava fazendo, tirar a roupa era um castigo (rsrs), e todos do carro, acho que tiveram o mesmo pensamento que eu. ficamos apenas contemplando o belo amanhecer.

Um espetáculo da natureza

O terceiro dia de tour é mais curto, na verdade é apenas meio dia de tour. Seguimos desde os Geyseres para admirar a última laguna, a Laguna Verde, que é uma lagoa de água salgada Altoandina localizada na Reserva Nacional Eduardo Abaroa, no altiplano de San Luis, na fronteira da Bolívia com o Chile. Sua cor verde esmeralda, se deve ao elevado conteúdo mineral de magnésio na água, o que atrai grandes colônias de flamingos.

Laguna Verde

Continuamos seguindo com destino à fronteira entre Bolívia e Chile para continuar nossa jornada com o Deserto do Atacama. Chegamos na fronteira por volta das 10:30 da manhã e tem que pagar uma taxa de 15 bolivianos para poder sair da Bolíva por terra. Único país que paga para entrar e para sair (vai entender). Cruzamos a fronteira e um transporte (van) que está incluído no valor do tour de 3 dias nos leva até o Atacama. São cerca de 1h30min de viagem, a altitude e o frio já começam a baixar (para nossa alegria). O motorista nos leva até a alfândega, já no chile, passamos por ela e ele nos leva até o nosso hotel no Atacama, para mais alguns dias de aventura e belas paisagens. Quem es escolhe a opção do tour de 4 dias, e não vai seguir para Atacama, o quarto dia é justamente para retornar para a cidade de Uyuni.