Roteiro 3 dias em Istambul, a antiga Constantinopla.

Istambul é a cidade, estrategicamente, mais bem localizada do mundo. Fica exatamente entre a Europa e a Ásia, onde os dois continentes são separados apenas pelo pequeno Estreito de Bósforo. A cidade é a guardiã do Mar Negro, pois para entrar ou sair desse mar é necessário passar pelo Estreito de Bósforo e, portanto pela porta de Istambul. É a maior cidade da Turquia e a segunda maior da Europa, porém não é a capital. Parte do seu território fica do outro lado do estreito e, portanto, na Ásia. É a única cidade do mundo localizada em dois continentes.

No passado Istambul foi chamada de Bizâncio, a capital do Império Bizantino, até o século IV dc. Mais tarde recebeu a denominação de Constantinopla, quando se tornou a capital do Império Romano do Oriente até 1493. Com a queda de Constantinopla em 1493, que foi conquistada pelos turcos e passou a se chamar Istambul a capital do Império Otomano. A cidade que foi um bastião do cristianismo, passou a ser um reduto muçulmano, mas nunca perdeu a áurea cosmopolita e plural. A maior parte da sua população é muçulmana, porém a presença histórica de cristãos e judeus deixou em Istambul marcas culturais profundas.

COMO CHEGAR A ISTAMBUL


Para chegar em Istambul, é possível pegar um voo direto partindo de São Paulo com a companhia Turkish Airlines ou então fazer conexão em alguma cidade européia com voos de outras companhias. Não é necessário visto para entrar no país, nem é solicitado o Certificado de Febre Amarela da Anvisa. Então, para visitar essa joia basta ter o passaporte em mãos

ONDE SE HOSPEDAR

A maior parte das atrações turísticas da cidade estão localizadas no centro histórico de Sultanahmet, local onde muitos turistas preferem ficar hospedados. Outra região bastante procurada é o distrito de Beyoglu, considerado um dos melhores exemplos da Istambul moderna.
A hospedagem em Istambul é muito barata, escolhi o bairro Sultanahmet para assim fica mais próxima às principais atrações, e acabei fazendo maioria delas a pé.

O QUE FAZER EM ISTAMBUL EM 3 DIAS

Dia 1

Reservei o primeiro dia para conhecer todas as atrações do bairro Sultanahmet. E, para quem se hospeda no bairro, provavelmente conseguirá faze tudo a pé, pois todas elas se concentram se concentram na Sultanahmet Square.

Sultanahmet Square e a vista para a Blue Mosque uma das principais atrações de Istambul

1- Praça do Hipódromo

Essa enorme praça antigamente abrigava o hipódromo da cidade, o antigo Hipódromo Bizantino de Constantinopla, uma espécie de estádio onde aconteciam inúmeros eventos, como por exemplo, corrida de charretes. Antigos monumentos permanecem no local, como o grandioso Obelisco Egípcio, a Coluna da Serpente e a Coluna de Constantino. Fica em frente à Mesquita Azul e ao Museu Hagia Sofia.


2 - Blue Mosque


A Mesquita Imperial do Sultão Ahmet (Sultan Ahmet Cami), que ficou conhecida como mesquita azul graças aos seus ornamentos azuis internos oriundos da cidade de Iznik. Construída entre 1606 e 1616, por ordem do Sultão Ahmet I, provocou muito falatório na época já que tinha 6 minaretes, a mesma quantidade existente na mesquita de Mecca. Por conta disso, esse mesmo imperador mandou constuir mais um minarete em Mecca, confirmando a superioridade da mesquita de lá, em termos de importância para os muçulmanos. Na mesquita azul, assim como nas outras espalhadas pela cidade, há um local para que os homens orem separados das mulheres. Não se pode entrar com sapatos, roupas curtas ou que marcam muito o corpo. Caso a mulher esteja usando uma calça apertada, eles dão uma espécie de saia azul para que possa cobrir o corpo.

Detalhes da visita:

Entrada grátis
Fechada 45 minutos antes do início de cada uma das 5 orações diárias e 30 minutos após o início das orações. A sexta-feiras, só abre após as 14:30





3 - Aya Sophia Museum - Hagia Sofia:

A Basílica de Hagia Sofia, ou Santa Sofia, cujo nome significa santa sabedoria em grego, foi construída sobre os escombros de duas antigas igrejas pelo Imperador Justiniano em 537. Já foi a igreja foi a maior do mundo até a construção da Igreja de São Pedro no Vaticano – cerca de 1000 anos depois. Foi convertida em mesquita pelos otomanos no século 15, quando instalaram os minaretes. Para que a estrutura não ruísse com os terremotos, a então mesquita passou por várias obras, o que modificou a sua fachada e arquitetura original.
Os mosaicos em estilo Bizantino que retratam Jesus Cristo, Maria e outros santos como São Jorge ainda convivem com os símbolos muçulmanos (caligrafia de nomes importantes para a religião), pois nunca foram destruídos. Desde 1935, foi convertido em museu e recebe milhares de visitantes por dia.

Detalhes da visita:

Horários de funcionamento: de abril a outubro 9:00 – 19:00 | de Maio a novembro 9:00 – 17:00 (A bilheteria fecha uma hora antes do museu)
Preço: 40 TL
Incluso no Istambul Pass






4 - A Basilica Cisterna (Yerebatan Sarayi)

O subsolo de Istambul é repleto de Cisternas subterrâneas usadas pelos romanos para estocar água e abastecer os palácios. A mais notável dessas cisternas se chama Yerebatan Sarayi ou Basílica da Cisterna e fica quase em frente a Aya Sophia. Sustentada por 336 lindas colunas, foi construída pelo Imperador Justiniano em 532 para atender à demanda do Palácio Topkapi.
Quando Constantinopla foi conquistada pelos Otomanos, as cisternas continuaram sendo utilizadas até o final da construção de um sistema de Aquedutos, que garantia água muito mais fresca que a água armazenada no subsolo. As Cisternas foram abandonadas e passaram anos esquecidas. Anos depois parte das Cisternas foi encontrada por arqueólogos, parte delas foi restaurada, parte foi aterrada e parte continua fechada esperando um dia receber os investimentos necessários e ser transformada em museu.

Detalhes da visita:

Horários de funcionamento: de abril a outubro 9:00 – 19:00 | de Maio a novembro 9:00 – 17:30 (A bilheteria fecha uma hora antes do museu)
Preço: 20 TL


5 - Topkapi Palace & Harem do Sultão

O Topkapi Palace foi a residência oficial dos sultões até 1853, a sede do governo Otomano e o centro cultura da cidade. Nos tempos de glória do império, o palácio chegou a ser habitado por mais de 5,000 pessoas (familia do sultão, funcionários do palácio e estudantes).
O palácio é um labirinto enorme de salas, quartos, museus e o imponente Harem (ingresso cobrado a parte) onde residiam as mulheres, filhas e concubinas do Sultão. Todos os funcionários que trabalhavam no harem eram eunucos

Detalhes da visita:

Horários de funcionamento: de abril a outubro 9:00 – 18:45 | de Maio a novembro 9:00 – 16:45 (A bilheteria fecha uma hora antes do museu)
Preço: Visita ao palácio 30TL | Harem e aposentos do sultão 15TL
Incluso no Istambul Pass


Dia 2

1 - Grand Bazar -

Dia de caminhar um pouquinho mais entre bazares e bairros mais afastados de Istambul. Começamos o dia com uma visita ao maior Bazar de Istambul, o nome já diz, Grand Bazar (praticamente um shopping center devido o tamanho e diversidade de lojas). Ali você encontrará um pouco de tudo: lembrancinhas, doces, presentes , lâmpadas coloridas, narguilês, travessas pitadas a mão e até joias. Um verdadeiro paraíso para quem curte fazer umas comprinhas. Lembre-se de pechinchar bastante. Ele está a cerca de 15 minutos de caminhada da Sultanahmet Square, e no caminho muitas lojas e um pouco da vida de Istambul.


2 - Bazar de Especiarias - Spice Bazar ou Egipty Bazar


Do Grand Bazar seguimos caminhando para o Bazar de Especiarias, eu havia lido que era bem mais barato que o Grand Bazar, não vi tanta diferença assim nos preços e também ele é bem menor, com menos variedades, mas vale muito a pena conhecer e comparar. Lá você encontrará lojinhas que vendem queijos, frutas secas coloridas, chás perfumados, especiarias diversas (lembrando que a Constantinopla era o ponto final da rota da especiarias) e até souvenirs tradicionais.


3 - Galata Tower

Do Bazar de Especiarias seguimos andando para o encantador Bairro de Gálata, para visitar a linda Torre de Gálata. Fazer tudo a pé foi bem cansativo, mas foi muito bom para conhecer melhor cada cantinho da cidade e um pouco da vida local. Para chegar à torre, é preciso cruzar a Ponte Gálata, e apesar do cheiro de peixe, fazer essa travessia a pé te dará a chance de conhecer uma faceta mais simples e muito trabalhadora de Istambul, e ter vistas bem lindas da baía.

A Torre Galata, é uma das torres mais lindas e antigas de Istambul, ela fica no alto de uma colina e a 140 de altura do nível do mar. E para chegar lá no alto, você terá que encarar uma bela subida em rua de paralelepípedo. A torre foi construída para defesa da cidade, mas em pouco tempo acabou sendo usada como observatório astronômico. O observatório foi fechado em 1579 e a torre foi, então, usada como morada de prisioneiros de guerra cristãos capturados e usados como escravos.

Lá do alto da torre você verá as ruas apertadas de Taksim, a baía de Istambul com suas mesquitas pontiagudas, e o telhado peculiar do Topkapi Palace. A vista é realmente espetacular. A estrutura de pedra e madeira, é linda e imponente e as vistas valem a fila e o investimento.


Detalhes da visita:

Horários de funcionamento: de abril a outubro 9:00 – 20:00
Preço: 25 TL

Dia 3 Bósforo

Istambul é a única cidade no mundo que pertence a dois continentes. E o que liga esses dois continentes é o chamado Estreito de Bósforo, que é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia.
Bem ali ao lado, às margens do Bósforo, canal que liga os mares Negro e o de Mármara, Ortaköy é um lugar que parece ter saído dos filmes, lotado de gente durante as tardes quentes. As ruelas decoradas são cheias de bares, restaurantes, cafés e sorveterias. Sentar-se em um desses estabelecimentos à beira-mar, sob a ponte símbolo da cidade é de tirar o fôlego.

E cruzando a incrível ponte de Bósforo, uma das maravilhas da engenharia, você chega ao lado asiático de istambul. Mas para quem não quer cruzar a ponte, uma visita ao bairro já é uma delícia e vale muito a pena.


Há muitas outras coisas para se fazer em Istambul, é uma cidade enorme e com um vasto valor cultural. Há apresentações folclóricas de danças típicas, restaurantes diversos, palácios, parques. Três dias foram suficientes para conhecer os principais pontos, mas com certeza passaria tempo nesse encanto de cidade e um dia voltarei à Turquia para conhecer outros lugares além de Istambul e Capadócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário