Quem pretende viajar pela Turquia não pode deixar de incluir a Capadócia em seu roteiro. Estar ali é como viajar no tempo, é se imaginar fora do planeta terra. Localizada na região da Anatólia Central, na parte central da Turquia, é um lugar que mistura paisagens incríveis, cultura e história. E claro, não podendo deixar de lado o voo de balão, que é o ponto alto da viagem, mas a região possui muitas outras atrações interessantes para conhecer.
COMO CHEGAR À CAPADÓCIA.
A melhor forma é, com certeza, de avião. Você pode chegar pelas cidades de Nevsehir ou Kayseri, num voo de apenas 1:30h desde Istambul.eri.
Eu escolhi ir e voltar de ônibus, pela empresa Metro, e não foi uma viagem muito confortável nem pra mim que estou acostumada com horas de ônibus. Talvez porque eu já estivesse nos últimos dias de uma viagem de 20 dias, o cansaço bateu e o desconforto pesou um pouco. Mas, como sempre procuro a forma mais barata de viajar, encarei um ônibus noturno de 10h desde Istambul. A parte boa, é que dá para economizar na diária e dormir no ônibus.
Geralmente compro as passagens pela internet ainda no Brasil, mas desta vez precisei da ajuda do pessoal do hotel em Istambul para comprar a passagem, pois os sites que vendem são todos em turco, e não dá pra entender nada. A passagem custou 90 liras turcas cada trecho.
ONDE SE HOSPEDAR NA CAPADÓCIA
Primeiro é preciso saber que a Capadócia não é uma cidade, mas sim uma região bem grande formada por várias cidades e pequenos vilarejos. Um dos principais lugares da região é Goreme, onde se tem muita coisa para se visitar e é de onde saem os passeios de balão.
Um dos diferenciais para se hospedar ao estar na Capadócia é, sem dúvidas, escolher um dos diversos hotéis cavernas (Cave Hotels) e já entrar no clima do lugar. Eu escolhi através do www.booking.com o "sultan Caves", e foi um dos melhores hotéis que já fiquei. Muito barato, com uma vista incrível, café da manhã turco caprichadíssimo, pessoal agradável, e muito próximo ao centro.
Vista do Hotel, e daí dá para ver o voo dos balões, mas infelizmente nesse dia não houve o voo devido ao clima.
Nascer do dia, vista do hotel.
Meu quarto no Sultan Caves.
O QUE FAZER NA CAPADÓCIA
DIA 1. MUSEU A CÉU ABERTO DE GOREME - Göreme Open Air Museum
Chegamos em Goreme, ainda pela manhã, fomos direto para o hotel fazer checkin e a primeira visita foi ao Museu a Céu aberto que fica a pouco mais de 1km do centro. Se você estiver disposto dá para ir caminhando cerca de 15 min, ou se estiver bem cansado, como eu, pode pegar um táxi. No nosso caso o pessoa do hotel, sempre muito prestativos, nos levou.
O Museu a Céu Aberto de Göreme abriga hoje diversas igrejas escavadas na rocha em uma arquitetura singular, com afrescos religiosos que ainda mantêm um pouco das cores originais. Desde 1984 faz parte do Patrimônio Histórico da UNESCO. A maioria de suas igrejas são dos séculos X, XI e XII.
Não é possível fotografar no interior das igrejas, por questão de preservação. Mas cada afresco conta um pouco da história cristã na época bizantina. É possível encontrar imagens de São Jorge, assim como de Jesus e Maria. Para quem não sabe, São Jorge, o santo guerreiro, nasceu na região da Capadócia entre os anos 275 e 280.
O ingresso custa - 40 liras turcas -e dá direito a caminhar livremente entre as rochas esculpidas e entrada em todas as igrejas, exceto na Igreja Escura que custa mais - 15 liras. Essa última tem um formato de cruz, com uma cúpula no meio e tem esse nome devido à pequena entrada de luz, que faz com que ela permaneça sempre sombria, o que pode explicar o motivo de os afrescos ali serem os de cores mais vivas. Acredita-se que essa igreja seja datada do século XII ou XIII.
Dia 2 - CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU
A superfície Capadócia, na Turquia, é de uma beleza única, mas seu subsolo também guarda grandes surpresas. São mais de 100 cidades subterrâneas, das quais apenas 37 já foram abertas. Elas surgiram entre os Séculos VI e VII, quando exércitos persas e árabes invadiram a região e os cristãos bizantinos que viviam no local se viram obrigados a fugir através de túneis secretos.
Essas cidades subterrâneas, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, nunca foram usadas como moradias permanentes, eram habitadas por algum tempo quando os cristãos precisavam se esconder da perseguição religiosa. Períodos esses que chegavam a quatro meses debaixo da terra. As mais conhecidas são Derinkuyu, a mais profunda, e Kaymaklı, a maior delas.
Visitei a cidade subterrânea de Derinkuyu, onde viveram cerca de 10 mil pessoas ao mesmo tempo. Ela tem 85 metros de profundidade, mais de 600 portas que ligam as casas aos pátios, e era formada por cavernas, estábulos, armazéns, refeitórios, igrejas, escolas, quartos e adegas.
Contratamos o tour no hotel, o Green Tour, e depois da cidades subterrânea visitamos outros lugares e no final do passeio o Vale dos Pombos. Não gostei de fazer o tour completo, meu foco era mesmo a cidade subterrânea, caminhamos muito sob um sol quente, e não faria de novo, apenas contrataria o tour para a cidade. O Green tour custou 140 liras.
Vale dos Pombos
Dia 3 VOO DE BALÃO
Havia reservado o voo de balão para o segundo dia, mas devido as condições climáticas, foi remarcado para o 3º. Por isso é importante ter mais de um dia na região, para não arriscar e garantir o passeio que com certeza nos faz visitar a Capadócia. Conto tudo sobre minha experiência de voar de balão na Capadócia no próximo post.
Como o voo acontece muito cedo, às 7h já estávamos de volta no hotel, tomamos o café da manhã, descansamos e saímos para passear pelo centrinho da cidade e comprar algumas lembrancinhas. No final do dia teríamos o ônibus noturno de volta para Istambul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário