Cânion del Colca - Um dos passeios para quem vai à Arequipa.




"Valle del Colca" é um caniôn formado pelo rio Colca, no sul do Peru, localizado a cerca de 160km a noroeste de Arequipa. É o terceiro destino turístico mais visitado do país. Com uma profundidade de 4.160m, é mais de duas vezes mais profundo que o Grand Canyon, nos Estados Unidos. O Colca é um colorido vale andino, historicamente povoado por povos pré-incas e por cidades fundadas na época colonial espanhola, o caniôn ainda habitado pelas culturas collagua e cabana. As populações locais mantém suas tradições ancestrais e continuam a cultivar os terraços agrícolas construídos pelas civilizações antigas.

Cercados pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, essa região é formada por 14 povoados representados por 14 igrejinhas consideradas patrimônios nacionais do Peru. As pessoas que moram por ali já sofreram com terremotos e erupções e vivem hoje da agricultura de subsistência e do turismo.

O "Valle del Colca" é um dos passeios imperdíveis para quem vai a Arequipa. Não é tão próximo à cidade, tem que acordar bem cedinho para fazer o "tour" e há quem prefira explorar um pouco mais a região e dormir em um dos municípios do Valle, como em Chivay, por exemplo. As empresas fazem os dois tipos de tour, com a opção de dormir lá, ou o bate-volta, que sai às 3h da manhã de Arequipa e retorna às 17h da tarde.

Como não tínhamos muitos dias em Arequipa, e estava bem corrido, escolhemos o tour de 1 dia. A empresa (que contratamos na "Plaza de Armas") nos buscou no hotel, às 3h da manhã numa van com outros turistas. Um frio enorme, e aproveitar para dormir, até porque não dava pra admirar a paisagem da estrada com a escuridão da madrugada. Ah! E eles fornecem cobertor para aguentar o frio.

Depois de cerca de duas horas de viagem chegamos à primeira parada em Chivay, o município mais habitado do Vale e que serve como base para o passeio do Colca. Tomamos o café da manhã, que estava incluído no valor do tour.

Há várias paradas em mirantes para admirar as incríveis vistas do Vale, cada empresa vai alternando as paradas nos miradores para não tumultuar. E em cada parada há várias feirinhas de artesanatos para os turistas irem à loucura. rsrs

Depois do café da manhã seguimos para o auge do passeio o Mirante Cruz del Condor, onde tentaríamos avistar a atração principal do passeio: O enorme condor andino, que é considerado a maior ave do mundo, suas asas podem chegar a 3m de extensão, quando abertas. E, tivemos muita sorte, pois não é sempre, nem em toda época que eles aparecem. Mas lá estavam incrivelmente belos e planando por entre as profundezas dos cânions. Infelizmente é quase impossível fotografar pois são muito ágeis, mas é simplesmente fantástico admirar a natureza do cânion e a beleza das aves.

Mirante Cruz del Condor

Caniôn del Colca

Voo do Côndor

Vista incrível


Mirador

Depois de um tempo predeterminado pela guia, voltamos para a van e seguimos para os outros miradores para admirar outras paisagens do Vale, inclusive, é aqui que nasce o Rio Amazonas e o Rio Colca é uma das suas fontes. O vale é de uma fertilidade exuberante com agricultura vasta com as características típicas da plantação inca, com os típicos socalcos nos pés das montanhas.

Valle de Colca

Valle del Colca


Valle del Colca

Mirante Valle del Colca



Há ainda outra parada nas termas naturais, uma paisagem incrível e águas quentinhas. Tem duas opções de termas, uma delas é natural e a outra é uma piscina. A parada para quem faz o tour de um dia é muito rápida, então preferimos não entrar nas termas, mas para quem vai fazer o tour de dois dias, pode preparar a roupa de banho pois vale muito à pena.

Rio Colca

Mais uma parada no Vale


Depois da parada nas termas, seguimos para o almoço que você negocia com a empresa se vai querer incluir ou não. Vale a pena incluir, fica mais barato que pagar no próprio restaurante. E como a partida para Arequipa é apenas as 3h da tarde, é melhor almoçar pois são mais duas horas de viagem de volta.

O tour ao Caniôn de Colca é um passeio um pouco cansativo, mas para quem gosta de admirar a natureza e conhecer lugares que dificilmente verá em outra região, vale muito à pena. Da outra vez que estive em Arequipa não fiz passeio, mas que bom que tive a oportunidade de voltar e conhecer essa maravilha da natureza.


Valores do tour de 1 dia.

Passeio: 40 soles (sem almoço) ou 60 soles (com almoço), e paga-se mais uma taxa de preservação no valor de 40 soles para entrar no Vale. Cerca de 100 reais um dia de tour.
É sempre importante tentar negociar com as empresas, e deixar para fechar os passeios estando em Arequipa, há várias empresas na Plaza de Armas que fazem o mesmo tour. Se negociar outro passeio, como o city tour, é mais fácil conseguir desconto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário