San Pedro de Atacama - A cidade base para explorar as belezas do deserto.


San Pedro de Atacama é uma cidade da província de El Leoa, na região de Antofagasta, que serve como base para se explorar o Deserto do Atacama. Fica ao norte do Chile fazendo fronteira com a Bolívia e com a Argentina. Sua população gira em torno de 3 mil habitantes. Não tem aeroporto na cidade. Para chegar lá é preciso pegar um voo até Cala, que fica um pouco menos de 100km de São Pedro de Atacama. É preciso fazer um trajeto de uma hora e trinta minutos de carro para chegar ao charmoso vilarejo-oásis.

Nós chegamos ao Atacama através da fronteira com a Bolívia, depois de um tour de três dias pelo Uyuni, o Deserto de Sal boliviano. Da fronteira da Bolívia até chegar em San Pedro, leva cerca de 1h de carro.

Estar em San Pedro de Atacama é estar em harmonia total com a natureza. As casas têm apenas um andar e são feitas de uma mistura de barro com palha há séculos. Como quase não chove no deserto, pela dificuldade que as nuvens têm de ultrapassar as cordilheiras que o cercam, a durabilidade dos materiais de construção é grande, mesmo que pareçam frágeis.

San Pedro é assim: terra, barro, deserto e charme.

A Calle Caracoles é a rua principal da cidade, nela se encontram os melhores restaurantes, lojinhas de artesanato, agências de turismo que oferecem quase todas os mesmos passeios, alguns oferecem mais comodidade que outros (Falo sobre os tour pelo deserto do atacama no próximo post: http://mochilaoderodinhas.blogspot.com.br/2016/10/deserto-do-atacama-o-que-fazer-no.html)

Calle Caracoles, principal rua de San Pedro do Atacama

Ruas de San Pedro do Atacama

O artesanato uma das riquezas dos países da America do Sul, também está presente nas ruas de San Pedro. O principal é O Mercado de Artesanato que tem uma de suas entradas pela praça da cidade e oferece artigos confeccionados na região com técnicas que foram sendo passadas de geração em geração. Eles tecem peças coloridas em teares manuais com lã de lhama e alpaca, fazem reproduções de cerâmicas usadas pelos antigos com pedras vulcânicas e também vendem chá de coca (que só pode ser comprado lá, em Santiago é proibida sua venda).

San Pedro não é um dos lugares mais baratos para se comprar, portanto se você vai visitar outras cidades em sua viagem, deixe para comprar "artesanía" em alguma delas. As peças são muito parecidas, muitas vezes iguais, e o preço é consideravelmente mais alto em San Pedro.

Mercado de Artesanato.

Mais artesanato pelas ruas de San Pedro.

Um outro atrativo é a igreja que deu origem `cidade. A Igreja de San Pedro, que também fica na praça principal da cidade, é pequenina e simpática. Foi construída em 1774 pelos jesuítas espanhóis que colonizaram a região. A colonização foi liderada por Diego de Almagro e Pedro de Valdívia e os povos do Atacama tiveram comportamento pacífico apesar de serem os mais desenvolvidos do Chile.

Igreja de San Pedro de Atacama.

Onde se Hospedar.

O melhor local para se hospedar em San Pedro de Atacama é o mas próximo possível da "Calle Caracoles", pois nela você vai encontrar tudo o que você precisa, e poderá fazer tudo a pé. Tem hoteis e albergues para todos os bolsos e gostos. Mas até mesmo a hospedagem mais simples, ainda assim é um pouco acima da média que de outras cidades da América do Sul.

Até os hotéis mais sofisticados mantém uma estrutura mais rústica para manter o clima e charme da cidade. Reservo sempre minha hospedagem pelo booking (www.booking.com). Havia reservado um hostel com um melhor custo benefício, mas de última hora cancelaram minha reserva por motivos deles, e tive que procurar uma outra hospedagem o que ficou um pouco mais caro. Mas a localização era ótima, exatamente na rua Caracoles.

Hotel Taka Taka

A rotina de qualquer viajante que se aventure pelo Atacama é sempre a mesma, seja de um mochileiro ou de um hóspede que escolha um hotel de luxo. Acordar cedo, tomar um café reforçado e escolher uma excursão de meio dia ou de um dia inteiro explorando as belezas naturais da região. Um dia para conhecer a cidade de San Pedro é o suficiente, os outros dias em que estiver na cidade será para explorar o deserto. Podendo ainda aproveitar a noite agradável e cheia de charme. Não é uma cidade badalada, mas os restaurantes são super movimentados, com música (apesar de não poder dançar neles) e experimentar um delicioso Pisco Sour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário