Os tours para explorar o Deserto do Atacama saem da cidade de San Pedro do Atacama, e eles têm horários específicos. Muitos deles são realizados em meio período do dia, dando assim pra conciliar dois passeios por dia dependendo do tempo que você tem na cidade. Os preços variam de empresa para empresa, e são várias delas espalhadas pelo centro da cidade, na "Calle Caracoles" e suas transversais.
Algumas das principais empresas que oferecem os tours.
Ayllu Atacama (É uma das mais caras, mas tem um atendimento diferenciado)
FlaviaBia Expediciones (Tem o mesmo estilo da Ayllu, inclusive os donos já foram sócios, também é uma das mais caras)
Grado 10 (Um pouco mais barata que as outras duas, o diferencial é o carro que nos trasnporta até o deserto)
Vulcano (Mais simples, mas também oferece bons serviços, é mais barata que as outras)
Dica: Deixe para fechar os passeios pessoalmente, e não pela internet, pois é mais fácil negociar e conseguir descontos.
Tours Realizados pela manhã
GEYSERES DE TÁTIO
Os Geiseres são formados por um campo geométrico de origem vulcânica de onde brotam a água e o vapor das profundezas da crosta terrestre. Essas nascentes de águas termais entram em erupção devido às altas temperaturas das rochas e larvas vulcânicas, expelindo um jato e vapor de água quente que pode chegar a vários metros de altura.
A água de um gêiser geralmente é proveniente das chuvas. Elas vão se acumulando no subsolo e quando ocorre o aumento da pressão, provocado pelo aquecimento, saem em forma de jatos junto com vapor. As temperaturas das águas de um gêiser podem atingir mais de 100° C.
O passeio dos Geyseres é sempre indicado para o último dia no Atacama, devido à sua altitude de 4.300m. É também o tour que começa mais cedo, entre as 4:00 e 4:30 da manhã, as empresas passam pelos hotéis buscando os turistas, para uma viagem de 98km. O fenômeno começa bem cedinho, mais ou menos às 6h da manhã. Enormes fumarolas escapam através de buracos e fendas no solo. Lençóis subterrâneos de água entram em contato com rochas quentes, provocando pequenas explosões. Alguns jatos chegam a 10 metros de altura, a quase 80°C.
Em seguida, todos partem para uma piscina termal que fica no próprio campo geotérmico. E é possível dar um mergulho em águas a 40°c, para contrastar com o frio do deserto.
Valores do Tour:
Pode variar de acordo com o que as empresas oferecem: de 20mil a 45mil pesos. + 5mil pesos a entrada, que não está incluída no valor do passeio.
Horário:
4:00h da manhã às 13:00h da tarde.
O que levar:
* Vá bem agasalhado, pois as temperaturas no deserto chegam a -10ºC.
* Leve água, chapéu, roupa de banho (caso queira entrar nas termas), protetor solar, hidratante labial.
TERMAS PURITAMAS
O Termas de Puritama é um daqueles lugares pra gente relaxar depois de dias de vigem, quando o cansaço bate. O passeio pode ser realizado tanto pela manhã, como na parte da tarde, isso varia de empresa para empresa. Um oásis no meio do deserto, para contrastar com o frio. É Um conjunto de 8 termas naturais em meio a natureza. A mais quente chega a 35°.
Termas de Puritama
Termas de Puritama
Termas de Puritama
Valores do Tour:
Pode variar de acordo com o que as empresas oferecem: de 20mil a 45mil pesos. + 15mil pesos a entrada, que não está incluída no valor do passeio.
Horário do Tour:
Pela manhã: das 8h às 13h
Pela tarde: das 14h às 19h
Tours realizados pela tarde
VALLE DE LA LUNA e DE LA MUERTE (Com pôr do sol)
O Valle de la Luna e Valle de la Muerte são incríveis formações desérticas localizadas a cerca de 14km de San Pedro de Atacama, e possuem estes nomes por lembrarem, respectivamente, as paisagens da lua e de Marte. O Valle de la Muerte recebeu este nome porque, supostamente, deveria ser chamado de “Marte”, mas quem o batizou foi um francês. Por causa do seu sotaque forte, as pessoas entendiam algo mais parecido com “Muerte” (morte), e assim ficou o nome do lugar Nesta região, o clima é extremamente seco, e poucos animais sobrevivem por ali.
Os dois lugares estão próximos um do outro, a cerca de 14km saindo de San Pedro de Atacama sentido Calama.
É possível chegar com seu veículo próprio, com excursão ou, para quem tiver mais disposição, em bicicleta (que pode ser alugada em San Pedro). Se for de bicicleta, certifique-se de que a empresa te forneça uma corrente e um cadeado, pois em muitos pontos você vai ter que deixar a bicicleta e caminhar.
Esse passeio é feito na parte da tarde, a partir das 16h, pois um dos pontos principais dele é admirar um belo e inesquecível pôr-do-sol.
E a primeira parada é na famosa "Pedra do Coyote", um mirante com uma vista incrível para o Vale, e que recebeu esse nome porque lembra os desenhos do papa-léguas, onde o coyote armava as armadilhas para pegá-lo. (hihih)
Pedra do Coyote
Mirante do Valle de La Luna
Depois de enfrentar uma filinha para tirar uma foto com a incrível vista da "Pedra do Coyote" o tour segue para a parte mais interessante do passeio, conhecer de fato o Vale e fazer um pequeno "trekking" pelas cavernas do vale. É importante estar com uma roupa confortável e sapatos que não deslizem.
Trekking pelo Valle de la Luna
Valle de la Luna
Estamos na Lua!!!
Depois de desbravar o Valle de la Luna, voltamos para o carro e seguimos para o nosso destino final, onde assistiríamos o pôr do sol.
No caminho paramos para observar as “Três Marias”, uma escultura natural que existe no meio do vale. Confesso que você tem que ter um pouco de imaginação para conseguir enxergar as Marias. Mas antes que você tente procurar as três, já te digo que agora só restam duas. Segundo o guia, um turista subiu na Maria I para tirar uma foto e quebrou a cabeça coitada… por isso, agora a área para observar as "Três Marias" é limitada.
As "quatro" Marias. :)
Dali seguimos para o Vale de la Muerte, para ver o espetáculo final, o mais belo pôr-do-sol do deserto.
Velle de la Muerte
Pôr-do-Sol Valle de la Muerte
Valores do Tour:
Pode variar de acordo com o que as empresas oferecem: de 20mil a 40mil pesos. + 3mil pesos a entrada do Valle de la Luna e +2mil pesos para entrar no Vale de La Muerte, que não está incluída no valor do passeio.
Horário:
16h às 19:30h (Pode variar de acordo com a época do ano)
O que levar:
* Levar um agasalho à parte, pois ao entardecer as temperaturas caem
* Protetor solar, água, chapéu, rupas confortáveis, sapato para Trekking.
LAGUNA CEJAR.
A laguna Cejar é uma lagoa de água salgada. A salinidade é tão grande, 80% de sal, que corpo não afunda. É chamada de "Mar Morto sul-americano" por sua água com altíssima taxa de salinidade. O passeio é realizado na parte da tarde pelas empresas, e além da Laguna Cejar, se visitam outras lagunas.
Laguna Cejar
Laguna Cejar
Valores do Tour:
Pode variar de acordo com o que as empresas oferecem: de 15mil a 30mil pesos. + 15mil pesos a entrada no parque onde está a launa e +2mil nas outras reservas.
Horário:
16h às 19:30h (Pode variar de acordo com a época do ano)
O que levar:
* Levar um agasalho à parte, pois ao entardecer as temperaturas caem, roupa de banho.
* Protetor solar, água, chapéu, rupas confortáveis
Tour dia completo
LAGUNAS ALTIPLÂNTICAS + PIEDRAS ROJAS
As Lagunas do Altiplano Sul estejam entre os principais cartões-postais do Atacama. O tour começa às 6:30 da manhã e acima de 4 mil metros de altitude estão os salares das Lagunas Altiplânicas, na Reserva Nacional Los Flamencos, que incluem as Lagoas Miscanti, Miñiques, Águas Calientes e Tuyaito.
A estrada que conduz às Lagunas Altiplânicas passa pelo Salar de Atacama, por alguns povoados, por pastores com seus rebanhos, por bandos de vicunhas e isso tudo sempre emoldurado por vulcões e planícies de pedras vulcânicas.
Algumas empresas oferecem o Tour das Lagunas Altiplânticas + Piedras Rojas, e terminam o tour com essa paisagem incrível.
Piedras Rojas
Valores do Tour:
Pode variar de acordo com o que as empresas oferecem: de a 40mil pesos a 90mil pesos chilenos.
Horário:
06:30h às 16h (Pode variar de acordo com a época do ano)
O que levar:
* Usar camadas de roupas, pois pela manhã as temperaturas são baixas, mas ao longo do dia vão aumentando.
* Protetor solar, água, chapéu, rupas confortáveis
Tour noturno
TOUR ASTRONÔMICO
O céu do Atacama tem a fama de ser um dos mais lindos do mundo. A empresa mais indicada para fazer tour é a SPACE, pois foi a pioneira e o astrônomo que faz o tour um grande especialista. O ideal é reservar o passeio com antecedência, pois as vagas são limitadas e ele é muito concorrido. O horário de início varia de acordo com a época do ano, e é realizado de acordo com as condições climáticas.
Valores do Tour:
20 mil pesos chilenos com a SPACE (Calle Caracoles)
Horário:
21 ou 22h (pode variar de acordo com a época do ano)
O que levar:
Ir bem agasalhado.
O Deserto do Atacama é fascinante, uma diversidade de paisagens em uma única região. Infelizmente a época do ano que viajamos não foi muito propícia para alguns passeios, estava muito, mas muito frio. Viajamos em Julho, o mês mais frio, onde as temperaturas abaixo de 0° dificultaram alguns passeios. Um bom motivo para voltar em uma outra época e fazer o que não consegui nessa viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário