Copacabana e seu lago Titicaca


Copacabana e seu lago Titicaca.


Copacabana é a principal cidade do entorno do Lago Titicaca na Bolívia, de onde saem os barcos que fazem a visita à Ilha do Sol, a ilha sagrada dos Incas. É o primeiro destino boliviano para quem cruza a fronteira do Peru para a Bolívia por via terrestre.

O Lago Titicaca, considerado a praia da Bolívia, e mais parece um mar mesmo, sua imensidão, sua cor. É o lago navegável mais alto do mundo, tem 8.300km2 e está a 3.821m acima do nível do mar. O lago fica na fronteira da Bolívia com o Peru, e pertence aos dois países. Do lado boliviano a mais conhecida é Copacabana e sua "Isla del Sol", e no lado peruano, Puno e as "Islas Taquile e Los Uros". O Titicaca é de grande importância para o povo dos dois países, pois foi de suas águas que nasceu a civilização inca.

COMO CHEGAR À COPACABANA.

Há ônibus saindo de La Paz, Puno e Cusco a todo momento para Copacabana. Chegamos em Copacabana a partir de Cusco, Peru. Pegamos mais uma vez um ônibus noturno para economizar na hospedagem e não perder o dia dentro de um ônibus. Saímos às 10h da noite com a empresa "San Salvador" por 60 soles (+- 60 reais), semi-leito. Paramos em Puno às 5:30 da manhã e precisamos descer do ônibus e esperar até as 7:30 para embarcar novamente, cruzar a fronteira Peru/Bolívia e chegar a Copacabana. Para cruzar a fronteira é simples e ainda no ônibus eles entregam os formulários de migração. Para quem vai entrar na Bolívia tem pagar uma taxa simbólica de 2 bolivianos.

Chegando em Copacabana, o ônibus nos deixou na empresa e de lá pegamos um táxi até a "Hospedaje Gaby", bem no centro da cidade perto da catedral Nossa Senhora de Copacabana. E, como a cidade é muito pequena, dá pra fazer tudo à pé.


O QUE FAZER EM COPACABANA?

Basílica Nossa Senhora de Copacabana.

A Basílica de Nossa Senhora de Copacabana é onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Copacabana, a padroeira do país. A igreja foi construída em 1550 com estilo renascentista e reconstruída em 1610 e 1650.

Basílica Nossa Senhora de Copacabana.



Pôr do Sol do Titicaca


Escolher um dos diversos barzinhos e restaurantes às margens do Lago Titicaca e apreciar um belo pôr-do Sol. De preferência tomando uma cerveja local e comendo a especialidade de Copacabana, diretamente do lago Titicaca, a deliciosa Trucha.

Restaurante Manchester (Muito bom)

Pôr-do-Sol fantástico.


ISLA DEL SOL - A maior ilha do Lago Titicaca

Há dois horários de barcos que fazem o trajeto para a "Isla del Sol": Às 8:30 e 13:00. É preciso definir se você quer fazer o tour de um dia inteiro ou de meio dia. Em ambos você paga o valor de 20 bolivianos ida e mais 20 bolivianos a volta. As empresas de turismo na rua principal oferecem ida e volta a 30 bolivianos. Os barcos para o trajeto do dia inteiro saem às 8:30 da manhã do pier (é preciso chegar um pouco antes).

No Trajeto do dia inteiro, os barcos saem em direção ao lado Norte da ilha e você tem a opção de fazer o trekking de duas horas até o lado sul da ilha, ou pegar novamente o barco, estando no lado norte, e ir até o lado sul. Retornando de lá até Copacabana às 16h.

No trajeto de meio dia, os barcos vão apenas até o lado sul da ilha e é bem mais rápido, já que o lado Sul fica mais perto de Copacabana e tem menos coisas para se ver.

Muitos turistas preferem pernoitar na ilha, e conhecê-la um pouco melhor. Na parte de cima da ilha Norte há templos e ruínas e paga-se uma taxa de 15 bolivianos para entrar na ilha e conhecer os templos. No lado sul da ilha encontra-se a famosa fonte da juventude, e é um dos atrativos turísticos dela.

Fizemos apenas o lado Sul da ilha por falta de organização das empresas, mas foi o suficiente para mergulhar na atmosfera do lugar e conhecer um pouquinho mais da história do Lago Titicaca.

Barco que faz o trajeto até as ilhas. 40 bolivianos ou 30 bolivianos ida e volta.


Lago Titicaca


60 metros de escadaria até a parte de cima da ilha.


Parte de cima da ilha, lado Sul.


"Fuente de las tres águas, de la juventud o de la vida.



A subida cansativa a 4000m de altitude, e a vista que compensa.


Templos incas na parte de cima da ilha.


Os locais são a maior atração de Copacabana. O povo é muito tradicional e levam sua vida de certa forma até ignorando a grande quantidade de turistas que está por lá. Esse jeito de ser do povo de Copacabana permite ao visitante uma oportunidade muito legal de ter um pouco de contato com a tradição do povo boliviano. Vale muito a pena conhecer e imergir nessa cultura preservada, desse povo simples e trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário