Como chegar à Machu Picchu, a incrível cidade "perdida" dos Incas.
Machu Picchu
Machu Picchu, que em quinchua significa "velha montanha", está localizada no topo de uma montanha, à 2.400m de altitude. Foi construída no século XV, e é provavelmente o símbolo mais típico do império Inca. É conhecida como a cidade "perdida", pois desde a queda do império Inca esteve "abandonada" durante anos e jamais voltou a ser ocupada.
Sua história para o mundo moderno tem início no século XIX por Agustín Lizárraga, morador de Cusco, mas sua "descoberta" oficial viria somente alguns anos mais tarde, sob o comando do norte americano Hiram Bingham, historiador americano, em uma de suas expedições, no ano de 1911,
COMO CHEGAR À MACHU PICCHU
A porta de entrada para Machu Picchu é a cidade de Cusco, uma das principais cidades do Peru e com várias opções de hospedagem e vida noturna.
Há basicamente três maneiras de se chegar à Machu Picchu. Cada uma delas com infinitas variações. Uma é mais prática, outra mais barata, e outra com certeza mais marcante.
TREM
Estação de trem de Ollantaytambo
Se você tem poucos dias e quer visitar Machu Picchu da maneira mais prática, mesmo que não seja a mais barata, a melhor opção é ir e voltar de trem. Essa é a opção que a maioria das pessoas que visita Machu Picchu diariamente escolhem. É a maneira mais rápida e fácil se chegar à cidade. O trem sai de duas estações diferentes. A estação de Poroy, que fica à 25min de Cusco, e leva cerca de 3h para chegar à Águas Calientes, município onde está localizada Machu Picchu. E a outra estação fica na cidade de Ollantaytambo, à 2h de cusco, e saindo de lá, o trem leva cerca de 1h30m até Águas Calientes.
Muitas pessoas optam por pernoitar em Águas Calientes, já aproveitando um dos passeios ao vale sagrado de Ollantaytambo, e de lá, no final do passeio, ao invés de voltar para Cusco já pegam o trem até a cidade, pernoitam e no outro dia cedinho pegam o primeiro ônibus até Machu Picchu, ou ainda, fazem a trilha de 1h30 para subir até lá.
Há também a opção de fechar um "bate-volta" com as empresas na cidade, nesse caso elas pegam às 3h da manhã no hotel em Cusco e levam até Ollantaytambo para pegar o trem. E no final do dia ao voltar para a estação de Ollanto, como é conhecida, e uma van te espera para levar de volta à Cusco.
Já fui duas vezes a Machu Picchu, em uma delas fiz o bate-volta desde Cusco e na segunda pernoitei em Águas Calientes para fazer a trilha.
Você pode comprar os trens ainda aqui no Brasil pelo site oficial da Peru Rail, empresa mais antiga e um pouco mais cara, (www.perurail.com), ou se quiser uma opção um pouco mais barata, pela empresa Inca Rail (www.incarail.com). Os valores podem variar de acordo com o horário do trem e o tipo de vagão. Ou então fechar o passeio completo com uma das várias empresas de turismo localizadas em Cusco. Escolha bem os horários de trem para aproveitar o dia.
ÔNIBUS + CAMINHADA (HIDRO ELÉTRICA)
Caminho até Machu Picchu
Para quem está com o orçamento contado, e talvez tenha o roteiro um pouco flexível, pode achar bacana ir de ônibus até um ponto onde já não há mais estradas e caminhar até a vila de Águas Calientes.
Esta é a opção mais barata, mas não é a mais fácil. Para ir de ônibus você pode comprar o pacote numa das agências em Cusco. Você pode comprar só as passagens de ônibus, ou o pacote incluindo a hospedagem e as entradas.
Você pega um ônibus em Cusco até um ponto da linha de trem chamado Hidroelétrica. Dali para frente não há estradas para chegar a Aguas Calientes. Você tem que fazer uma caminhada de 3 horas até o povoado. Dizem que a caminhada é super bonita e que vale a pena. É uma opção mais curta para os que querem caminhar mas não querem fazer a trilha inca. Você dorme no povoado e vai para Machu Picchu no dia seguinte.
Se quiser economizar ainda mais, pode subir do povoado de Aguas Calientes para a entrada do parque caminhando. É uma subida ingreme e bem puxada de 8 km. Lembre-se que você ainda vai ter que caminhar e subir muito durante a sua visita a Machu Picchu.
O ponto negativo desta opção, é que na volta você tem que estar na Hidroelétrica para pegar o ônibus às 15h. Ou seja, se a caminhada é de 3h, você tem que sair de Machu Picchu no máximo ao meio dia. Então a sua visita ao parque terá sido muito curta.
Se não quiser ficar tão pouco tempo no parque, combine com a agência que providencia o ônibus de voltar no outro dia. Assim você fica dois dia no povoado de Machu Picchu, tem um dia inteiro para visitar as ruínas, e no dia seguinte até às 15h pode aproveitar Aguas Calientes e fazer outras trilhas menores na região.
TRILHA INCA
Parte da trilha Inca
Se você tem tempo, quer uma experiência que mude a sua vida, mergulhar na história, ter momentos para refletir e se colocar em situações extremas, fazer uma das trilhas é a melhor opção para você.
A Trilha Inca é o trekking mais famoso da América do Sul e é classificado por muitos como uma das 5 melhores trilhas do mundo.É um trecho de uma antiga estrada inca pavimentada com pedras que atravessam as montanhas acima do rio Urubamba e chega até a cidade de Machupicchu.
São duas opções de trilha, a tradicional que é realizada em 4 dias, e custa cerca de 480 dólares, com guias especializados e tudo incluído, desde a alimentação e as barracas de Camping, e uma mais curta, com duração de dois dias, para quem tem menos tempo, mas mesmo assim que sentir a emoção de mergulhar um pouco mais na história inca.
Não é preciso ser um montanhista experiente para fazer a trilha, mas isso não significa que seja um baixo nível de dificuldade, principalmente por causa da altitude. Então é bom estar preparado e tomar muito chá de Colca ou as famosas "pastilhas de sorochi" o mal da altitude. Se você pretende viajar na alta temporada, entre Junho e Agosto, é importante reservar meses antes a trilha, pois as vagas são limitadas e chegam a esgotar.
*informações em ago/2016
* mais informações no site (www.perutrilhainca.com)
Seja qual for a maneira que você escolher para chegar até Machu Picchu, a experiência com certeza será fantástica. Patrimônio Histórico da Humanidade e Uma das novas sete maravilhas do mundo moderno, a cidade perdida dos incas, tem uma energia peculiar e com certeza é um dos pontos mais importantes e misteriosos da história da humanidade.
COMO É O TOUR EM MACHU PICCHU.
Caso não tenha contratado uma empresa com guia para ir à Machu Picchu, assim que você chega na entrada do Sítio algumas pessoas oferecem o tour guiado. Pode ser uma boa opção, pois é interessante além de estar ali, conhecer e entender a história do lugar. A trilha guiada dura 2h e depois você fica "livre" para caminhar pelas ruínas, tirar fotos, e fazer algumas outras trilhas que tem no Vale Sagrado. Como subir a Huayana Picchu (Para isso você tem que comprar, junto ao ticket de entrada, com antecedência, pois apenas são permitidas 400 pessoas por dia para subir à montanha). Outra opção de trilha é o Caminho do Sol, o ponto mais alto de Machu Picchu e uma bela vista de todo o Vale. Tudo isso vai depender do horário do seu trem de volta para Cusco.
Companheira de aventuras
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Macchu Pichhu
Machu Picchu
llama
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário