XPlor, Xcaret e Xel-Há. Os Parques temáticos de Cancún e Playa del Carmen

Se você tem poucos dias entre Cancún e Playa del Carmen e não quer deixar de conhecer algum ou alguns de seus parques aí vai a minha experiência e opinião sobre eles. 

Primeiramente, como já foi falado anteriormente em outros posts sobre a Riviera Maya, os parques ficam a cerca de 15 km de Playa del Carmen e a 80km de Cancún, então o ideal é deixá-los para fazer na sua estadia em Playa. Caso optem por passar uns dias lá.

 Xplor Parque de aventura.  (Abertura do parque das 9 às 17h)

Vou começar falando um pouco sobre os parques da Riviera Maya. Eles são três, e cada um tem um estilo diferente, atrações diferentes. Quando fiz minha pesquisa, ainda no Brasil (e como eu não gosto de perder nada), decidi que faria os três. Mas, chegando lá devido a outras escolhas que fizemos optarmos por fazer apenas dois: Xplor e Xcaret

O Parque Xplor, é um parque de esportes de aventura, é um dia realmente de riso e gritos. Está localizado a poucos minutos de Playa del Carmen, e a entrada custa em média U$130 dólares. Esse valor inclui o almoço, os equipamentos necessários para praticar alguns dos esportes e inclui também o transporte ida e volta do parque. 

Você também tem a opção de pegar um ônibus local, ou uma van, ou até mesmo se tiver de carro alugado, e comprar o ingresso na entrada do parque. 

Dia de aventura.


Este é o "coração" do parque. A partir desse ponto há varias placas indicando os caminhos de acordo com a atração que você escolher. 

São Dois circuitos de "Veículo Anfíbio". Você mesmo pilota o veículo pela trilha.  E você pode fazer cada circuito uma vez.

Rio Subterrâneo. São também dois circuitos no Rio Subterrâneo, um mas longo e um mais curto. Lugares incríveis, pena que por ser escuro as fotos não ficaram legais. 


O maior circuito de tirolesa está aqui. São sete circuitos e no final uma queda nos rios subterrâneos. 

O parque é imenso, as aventuras e os circuitos são inúmeros. Eu simplesmente amei. 

Obs1.: O Parque oferece o serviço de fotos, e o CD custa U$80 dólares para o grupo. Como só eramos duas, não valia a pena comprar, além do que, em 95% das fotos eu saí fazendo careta porque era pega de surpresa  ou gritando insanamente. (kkkkkkkkkk)

Obs2. Procure usar roupas confortáveis, um short que possa molhar, um biquíni que não "te deixe na mão" pois os equipamentos as vezes incomodam um pouco, e o biquíni pode soltar.

Obs3. O parque não abre aos domingos (prestar sempre atenção aos dias e horários de abertura)

Gastos do dia: 
Entrada do parque U$130 dólares. (Equipamentos, almoço e transporte incluído)

 Xcaret Reserva Ecológica (Abertura do parque das 8:30 as 22:30)

O segundo parque escolhido foi o Xcaret . Na verdade o Xcaret é uma reserva ecológica, gigantescaaaaa. E o diferencial do parque é que ele mistura natureza com cultura. Suas atrações vão até as 9h da noite, com apresentações folclóricas mexicanas, e um pouco da história da cultura Maya. É uma estrutura fantástica, e é tão grande , que (segundo os guias) é impossível conhecer todas as atrações em um só dia. Portanto eles oferecem um desconto de 50% caso queira voltar um segundo dia para conhecer as atrações que faltaram no dia anterior.

Logo na entrada do Parque você recebe um mapa para se guiar e escolher as atrações que prioriza

Os valores de entrada variam:

Entrada básica: U$ 100 dólares (só entrada sem almoço e equipamentos para mergulho)
Entrada Plus: U$ 129 dólares (inclui almoço e equipamentos, além de armários para guardar os pertences)

O parque oferece, ainda, outras atrações, mas essas tem um valor a parte. E são: Nado com golfinhos, nado com tubarões, mergulho com roupa especial, entre outras. E também oferece um pacote de fotos por um valor a parte. 

Mapa do parque, e está disponível ao longo do parque em vários pontos. 

Os caminhos são marcados com várias dessas linhas coloridas no chão.


Optamos por começar a conhecer o parque pela parte "seca". E depois conhecer os rios e praias. 

Cemitério Mexicano


 Aviário

Borboletário

Praia do Xcaret

Rio Subterrâneo Xcaret

Reserva Ecológica Xcaret

Show "Voladores de Planta"

E à noite, das 7 às 9h um espetáculo folclórico e cultural à parte. Fantástico. Vale a pena esperar cada minuto. 

Obs1. O parque, assim como os outros, também oferece o serviço de fotos. E custa U$90 dólares por grupo. Então se estiver num grupo grande, vale super a pena. E muitas fotos, como a fotos com as ararinhas, você só tem acesso se comprar o CD do parque. 

Obs.2: Procure estar com roupas confortáveis, pois parte do dia você estará caminhando pelo parque e outra parte estará em contato com o mar e rios subterrâneos. Você pode também levar na mochila shampoo, roupas, para tomar banho lá e se trocar para o espetáculo noturno. 

Xel-Há  - parque especializado em mergulho com Snorkel

Como falei anteriormente, infelizmente não deu para fazer os três parques, devido ao tempo. E como esse parque era mais para mergulho e ainda iríamos mergulhar em Cozumel, optei por fazer os outros dois. 

O Xel-Há é considerado o maior aquário natural do mundo, ele foi construído aproveitando o encontro de u rio com o mar, e por isso tem uma enorme variedade de peixes e plantas. É um pouco mais barato que os outros dois, a entrada custa U$99 dólares e está incluído refeição (café da manhã, lanche e almoço) e bebidas, inclusive alcóolicas, e todos os equipamentos necessários para mergulho cm Snorkel. Há ainda no Xel-Há assim como no Xcaret, outras atividades como nado com golfinhos, encontro com arraias.  

Fica difícil escolher qual parque visitar caso a sua estadia só lhe permita visitar um. Vai depender da preferência de cada um, do que tipo de atividade busca. Aventura, Natureza, Mergulho. 



O que fazer em Cancún


Quando escolho um destino sempre pesquiso bem sobre ele para programar bem minha viagem e não ser pega de surpresa com as inúmeras atividades que o lugar oferece sem programar a parte financeira pra fazer tudo o que for possível cumprindo meu check list de lugares no mundo (rsrsr)

Para minha viagem a Cancún não foi diferente, li muitos Blogs sobre a cidade, sua redondeza e atrações. Já havia lido sobre Playa del Carmen e Cozumel, e não poderia deixar de incluí-las em meu roteiro. 

Como já falei no post anterior Atrações e Hospedagem em Cancún dividi meu roteiro pela proximidade das atrações entre Cancún e Playa del Carmen. E vou tentar mostrar em meu "mochilão de rodinhas" o diário de bordo da minha viagem.



Dia 01. Cancún

Saí de Recife praticamente num voo direto, com apenas uma conexão de 45 min no Panamá. Comprei meu voo pela Copa Airlines.  Foram ao todo 10h  de voo. Chegamos a Cancún às 10h da manhã.
O aeroporto de Cancún fica a 30min da zona hoteleira e,  a não ser que você tenha alugado um carro (optei por não alugar), você tem as seguintes opções para chegar ao seu hotel.

1ª Contratar o serviço Shuttle, que são Vans e  custa 160 pesos ou 15 dólares
2ª Contratar um taxi, que tem um valor fixo de 60 dólares. Como éramos duas não compensava
3ª Pegar ônibus, mas esse apenas se você se hospedar no centro de Cancún, e custa 10 dólares

Optamos pela 1ª opção e contratamos o serviço assim que saímos do desembarque.

Essas são as Vans, e nos deixam na porta do Hotel.

Chegamos ao hotel por volta das 11h da manhã e a hora do check in seria apenas as 15h (acho isso um absurdo já que o check out é as 12h). Então deixamos as malas na recepção e fomos procurar um lugar para almoçar.  Como esse dia era a chegada e sempre é bem cansativo, não programei nenhum passeio, apenas dar uma volta pela redondeza do hotel e tentar ver os passeios dos próximos dias. Já que deixei pra comprar tudo lá e essa foi a dica de várias pessoas que já foram, pois assim é possível negociar. Á noite mais uma vez conhecer a tão famosa night de Cancún e comer a apimentada comida mexicana. 

Estreando em Cancún - Tortillas + Corona Extra


Dia 02.  Cancún - Chichen Itza

Uma das minhas maiores ansiedades (mentira, tudo era ansiedade para mim) conhecer Chichen Itza e aumentar minha lista das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. 

Negociamos ainda na noite anterior o passeio para Chichen Itza. E depois de muito "chorar", o que eles ofereciam por 80 dólares, conseguimos por 45 dólares cada. 

Na verdade eu havia me programado para ir até o centro e de lá pegar o ônibus da empresa local ADO até Chichen Itza. São cerca de 4h até lá. (Não é muito perto).  Li muito a respeito e sairia bem mais barato (passagem de ônibus por 10 dólares). Mas, pensando nos prós e contras de um passeio guiado e vendo o que as empresas ofereciam, decidi fazer, sim, o tour pela empresa, e não me arrependi. Se tivéssemos ido sem agência, teríamos apenas conhecido o sítio arqueológico e talvez não tivéssemos mergulhado tão profundamente na história dos povos Maia. 

Há diversas empresas pela rua que oferecem o mesmo passeio, e pelo que vi todos fazem o mesmo roteiro. Então procurem sempre as que parecem mais organizadas e chorem o máximo possível para fazerem um bom preço. Se tiver em grupo tudo pode ficar ainda mais barato, mas éramos só eu e minha amiga. 

Então às 7:30 da manhã o ônibus da empresa nos buscou no hotel e nos levou até um "Mercado" mexicano onde todas as empresas faziam o Checkin  trocava de ônibus e seguia em direção a primeira parada. A cidade de Valladolid (Clica no link quem quiser saber mais) que é o coração da Penísula de Yucatan, região vizinha a Cancún onde se encontra o Sítio Arqueológico de Chichen Itza. 

Conhecemos apenas a parte central da cidade e uma de suas muitas igrejas. O guia nos contou um pouco da história religiosa dos Maias e seguimos para a próxima parada ainda na cidade. Ele nos levou para conhecer um "curandeiro" que nos encheu de benção com seus rituais. Além de conhecer um pouco do artesanato e produtos produzidos por eles. (claro que rola um "turismo" de compras aí)

Nota: Amei o guia da empresa, ele era um típico descendente do povo Maia e o amor e orgulho pelo seu povo era fascinante. Além de durante o longo percurso de 4h + paradas, nos enriqueceu de história e cultura. 

Igreja de "San Sebastian" no centro da cidade de Valladolid (Muitos mochileiros fazem dessa típica cidadezinha, parada obrigatória)

Nosso guia. 

Amo tudo que representa uma cultura. 


Seguimos para uma importante parada, o almoço (haha), em um restaurante tipicamente mexicano e o melhor, o almoço estava incluído no valor do passeio. 

Não tirei foto do restaurante, mas tirei dessa arte linda representando alguns símbolos da cultura Maia.  :)

Depois de uma parada de 1h para almoço seguimos para o destino mais esperado do dia. As Ruínas Maias de Chichen Itza. O passeio também já tem o ingresso de entrada incluso. Milhares de pessoas visitam o Sítio por dia, Não pode subir em nenhum templo devido a preservação, mas só em olhar e estar em contato com a atmosfera e história do lugar já vale a pena. E logo ao entrar dar de cara  com uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. A Pirâmide de Kukulcan. 

Pirâmide de Kukulcan. Uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Templo das Mil Colunas, Templo dos Guerreiros, Cenote Sagrado.

Chichen Itza já foi a capital do Império Maia. E toda a sua arquitetura está bastante associada a astronomia. É uma mistura de mistério e monumentalidade, é como como viajar no tempo e viver parte dos rituais e cultura das civilizações antigas. 

Depois de duas horas mergulhando na história da civilização Maia, voltamos ao ônibus e quando você pensa que á viu de tudo a próxima parada num dos diversos cenotes espalhados pelo México. Essa empresa parou no Cenote X-Cajum. E entrar em um Cenote, é tomar um banho de energia. 

Visto de cima - Cenote X-Cajun

Visto de baixo. - Cenote X-Cajun



Tivemos 1h para aproveitar e mergulhar no Cenote. E depois voltamos numa viagem de mais 3h até Cancun. Chegando já à noite no hotel.

Gastos do dia:
Passeio até Chichen Itza com tudo incluído(ônibus, entrada no Sítio, almoço):$45 dólares por pessoa. 


Dia 03 - Isla Mujeres e o Encontro com os Golfinhos no Dolphin Discovery

O nosso 3º dia em Cancún, era também dia do réveillon, portanto tentamos escolher um passeio que fosse menos cansativo. E esse sim era um dos mais esperados por mim, o "nado" com os Golfinhos. E não adianta pesquisar muito, os valores são praticamente os mesmos, e o que você pode conseguir é um desconto, por comprar mais de um com a mesma empresa, e foi o que fizemos. Fechamos alguns dos parques que iriamos conhecer quando estivéssemos em Playa del Carmen, junto com o nado com os golfinhos. 

Há diversos lugares em Cancun e redondezas nos quais você pode fazer o nado. Nos parques temáticos, num outro ainda em Cancún num aquário, mas desde minhas pesquisas aqui no Brasil eu já havia decidido por indicações na internet que queria fazer no Dolphin Discovery Isla Mujeres (este link te leva até a página do parque). E então já aproveitaria para conhecer a "Isla Mujeres"

Ps. Há ainda alguns tipos de nados, e os preços de cada um varia um pouco entre, 120 dólares a 160 dólares, quando na realidade você não nada com os golfinho, você tira fotos com eles. E, claro, você ainda precisa pagar por essas fotos (U$65 dólares o CD por pessoa :( ).

Eu escolhi o "nado" completo (Dolphin Royal Swim), e depois de negociar e fechar outros passeios, saiu em média 130 dólares. Incluído nesse valor já está o Ferry que te leva até a ilha (ida e volta) e o almoço no parque. 

Então, atravessamos para a Isla Mujeres, e o Ferry já nos deixou no pier do Discovery Dolphins. 
Há vários pontos em Cancún para pegar o Ferry, incusive o "Playa Caracol" era mais próximo do meu hotel (perto do Riu Cancún),  mas para descer no ponto do Discovery tivemos que pegar o Ferry na Playa Tortugas, um pouquinho mais distante, e para isso pegamos o ônibus R1 que deixa exatamente em frente ao Ferry. (É só pedir ao motorista)

Mapa com os 4 pontos de onde partem os Ferrys para Isla Mujeres em Cancún. Custa 19 dólares a travessia)

Embarcadero em Playa Tortugas, que desce dentro do Clube Dolphin Discovery

Ferry da Empresa Ultramar - U$ 19 dólares a travessia

Saindo de Playa Tortugas o Ferry leva em torno de 45 min a travessia. E nele são servidas algumas bebidas nacionais, cerveja, água, refrigerante, sucos. Tudo incluído no valor do transporte.

Ao chegar no parque nos unimos a um pequeno grupo, e começamos nossa aventura com os golfinhos. #inlove 


Nado Completo - Dolphin Royal Swim

Minha emoção no último dia de 2015.

Depois de 1h em contato com os golfinhos, fomos escolher e comprar o nosso CD com as lindas fotos. (Já incluí o valor das fotos no orçamento da viagem, para não ter surpresas). Custou U$65 dólares o CD e 1 foto impressa. Lembrando que esse valor em alta temporada, provavelmente numa época de baixa temporada o valor seja menor. 

Almoçamos no clube, e o almoço é incluído no valor do parque, e saímos para conhecer um pouco a "Isla Mujeres". O Dolphin Discovery está localizado na "Ponta Sur" da ilha. Então lá mesmo, em frente ao clube, pegamos um táxi que  cobrou 10 dólares para nos levar até o centro, onde nós iríamos alugar o "carrinho de golfe". E, essa é uma das formas de se locomover na ilha de maneira mais independente. O aluguel do carrinho custa 15 dólares a hora. 

Aluguel de 1h , custo 15 dólares. (Obs. O "Pastor" aí é meramente ilustrativo, não fez parte do passeio... hahahah)

Punta Sur da Isla Mujeres

Centro de Isla Mujeres

Conhecendo um pouco a ilha.

Depois de cerca de uma hora conhecendo a ilha, tínhamos que voltar para o Clube pois o nosso Ferry sairia de lá. Caso contrário para pegá-lo em algum outro ponto da ilha, teríamos que pagar novamente a travessia. Para voltar ao Clube é preciso pegar mais um taxi, mas pedimos para o dono do "carrinho de golfe" nos deixar lá e ele foi super gentil e nos levou. :) (10 dolares a menos de taxí, hahahah)

Amei conhecer um pouco de Isla Mujeres, mas o tempo foi realmente curto devido ao nado com golfinhos, com certeza vale muito a pena dormir uma noite na ilha e conhecê-la melhor, além de desfrutar de suas belas e tranquilas praias. Há ainda na ilha o Parque Garrafón, que também é muito indicado para mergulho, mas como ainda iríamos fazer o mergulho em Cozumel, optamos por desfrutar nosso pouco tempo conhecendo um pouco da ilha

Gastos do dia:
Dolphin Discovery Isla Mujeres: U$130,00 dólares - por pessoa (nado completo, almoço e Ferry incluídos)
Fotos com os Golfinhos: U$65 dólares por pessoa
Taxi para o centro de Isla Mujeres: U$10 dólares (5 para cada)
Aluguel do carrinho de golfe: U$ 15 dólares (7,50 para cada)

Réveillon em Cancún

Pesquisei muito, muito e muito sobre o Réveillon em Cancún. Entrei num grupo no Facebook para encontrar pessoas com dicas, e nada. Só um blog que encontrei pelo Google que falava do Réveillon no Coco Bongo. Decidi então esperar para decidir quando já estivesse lá e ver alguma festa badalada para comprar.

Além do Coco Bongo (aquela badalada casa de Show que o Máscara do filme adorava ir) encontramos uma outra festa do Grupo Mandala que parecia ser mais animada além de encerrar com uma "Pool Party" até de manhã e com direito a entrar em quatro boates do grupo e bebida "free".
Confesso que esperava um pouco mais do Reveillón em Cancún. Foi muito bom, divertido e intenso, mas parecia uma festa animada qualquer, e não uma festa de final de ano.  Tive informações que o Reveillon em Playa del Carmen é mais animado e mais típico, mas como tinha feito reserva de hotel em Cancún, preferi ficar por lá mesmo. 

Entrando em 2016 com grande estilo.



Réveillon Cancún - Grupo Mandala

7 ondas... 1º dia de 2016

Bem-Vindo 2016

Festa de Réveillon: U$ 150,00 dólares por pessoa. (Bebidas incluídas)


Dia 4. Cancún / Parasailing  -  Vídeo no YouTube

1º dia do ano, começar 2016 com o pé direito e cheio de aventuras. Assim como em todo lugar do mundo 1º dia do ano é um dia "parado", muitos lugares fecham, e as pessoas ainda estão bêbadas descansando da note da virada. (rsrs). Em Cancún não é diferente, os parques fechados, e a maioria das atrações também, mas para esse dia eu havia reservado um passeio de curto tempo, na parte da tarde, para aproveitar a manhã no hotel e descansar da noite anterior. 

Parasailing/ SkyRider Cancún passeio sobre o mar de Cancún, puxado por uma lancha. Super relaxante e seguro, além de uma vista incrível. Dá pra levar câmera fotográfica, mas com alguma proteção para água, pois quando baixa, a gente se molha um pouco.

Valor do passeio: U$55,00 dólares por pessoa. 

Reservei o passeio ainda no Hotel, pela empresa Aquaworld, mas você pode fechar diretamente com a empresa, que fica na orla perto do Hotel Fiesta Americana. Inclusive o acesso é passando por dentro do hotel, e lá mesmo um barquinho nos busca e leva até a lancha que vai levar no passeio. 

Empresa Aquaworld


Parasailing Aquaworld


Curtindo Cancún do alto

 O passeio dura em média 30 minutos apenas, mas vale cada segundo. Ótima maneira de iniciar  ano, com muita paz e aventura. 

Cancún é realmente um paraíso, Seu mar azul e a estrutura da cidade pronta para receber us milhares de turista que por ali passam. Os próximos posts serão em Playa del Carmen e Cozumel, conhecendo um pouco dos Parques e Cenotes da Riviera Maia. Passei os quatro primeiros dias da viagem em Cancún e retornei nos dois últimos, para relaxar e curtir a praia e o hotel. Nada mais de passeios e dias corridos, só relax.

Esse mar...

Paraíso

Verão 2016











O que fazer em Playa del Carmen

Playa del Carmen está cerca de uma hora de carro de Cancún, muitos fazem um bate e volta só para conhecer a cidade, mas se você tem mais dias e vai conhecer alguns parques da Riviera Maya, super indico se hospedar na badalada e hospitaleira "Playa" (para os íntimos). Como falei no post Atrações e hospedagens em Cancún e Playa del Carmen a maioria das atrações estão mais próximas a Playa del Carmen, perdendo assim menos tempo com transporte. 

Tão próximas e tão diferentes, Cancún e Playa del Carmen. Cancun é luxo, Playa Del Carmen é simplicidade. Cancun é resort, Playa é pousada. Cancun é EUA (eu sei que não é, mas é que toda aquela magnitude me lembra o exagero dos norte americanos), Playa é México. 

E como já falei anteriormente... APAIXONEI POR PLAYA. Acolhedora, simples, praieira, boa "vibe", mochileiros, baladeira, boa gastronomia, artesanato. Com certeza voltaria pra curtir mais a cidade, já que devido a quantidade de atrações que visitei, não tive muito tempo para curtir a "vibe" dela. 

E o que falar da 5ª avenida. Seus bares, sua vida noturna... e a famosa "Calle 12" a rua das baladas. 
Tá bom, chega, juro que vou começar a falar do roteiro. :)

Dia 5... Playa del Carmen, conhecer a cidade

Saímos de Cancún em direção a Playa. Fechamos a diária no hotel e na avenida pegamos o ônibus R1 (por 1 dólar ou 10 pesos mexicanos) e seguimos para o centro e para a Rodoviária para pegar ônibus da ADO, empresa que faz o transporte entre Cancún e Playa del Carmen. 
O ônibus sai de hora em hora e custa apenas 60 pesos mexicanos, cerca de 17 reais. 

Terminal da ADO na rodoviária de Cancún. Pode deixar para comprar a passagem na hora sem problemas. 

Obs.: Há outros ônibus locais, mas digamos que esse é mais confortável e seguro. E super barato. 

Chegamos em Playa, e o termial rodoviário lá fica exatamente na 5ª avenida, pedimos informação sobre o hostel (Hospedagem em Cancún e Playa) e andamos apenas meia quadra até ele. Largamos as malas e corremos para conhecer a cidade. 

5ª Avenida

Orla e Praça principal da cidade

Señor Frog's - Uma rede de bares em todas as partes do litoral mexicano. Muito legal, interação total e super temático. 

P.s. Fomos as últimas a sair do bar, praticamente expulsas. (vergonha)


Gastos do dia: Passagem de ônibus Cancún / Playa del Carmen : 60 pesos mexicanos.

Dia 6. Playa del Carmen/ Xplor Parque de aventura.

O Parque Xplor, é um parque de esportes de aventura, é um dia realmente de riso e gritos. Está localizado a poucos minutos de Playa del Carmen, e a entrada custa em média U$130 dólares. Esse valor inclui o almoço, os equipamentos necessários para praticar alguns dos esportes e inclui também o transporte ida e volta do parque. 

OBS.: Preparei um post com dicas específicas dos três parques da Riviera Maya, é só clicar no link  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Parque da Riviera Maya XPlor, XCaret e Xel-Há.


Dia de aventura. 

Dia 7: Playa del Carmen / Tulum e Cobá (Como chegar a Tulum e Cobá)

Esse dia realmente decidimos fazer tudo independente, sem empresas, sem conforto e gastando o mínimos possível. A princípio eu iria fazer Tulum e alguns Cenotes próximos, mas fiquei "com receio" de não conseguir aproveitar nenhum dos dois de verdade. Então dividi os dias das ruínas e cenotes. Sendo assim, além de Tulum, incluí Cobá no roteiro. 

Tulum  e Cobá são dois sítios arqueológicos Mayas que preservam a história e cultura de seu povo através das ruínas de seus templos e de suas cidades. 

Pedi informação no hostel de onde eu poderia pegar as Vans que levavam até Tulum, que fica a cerca de 30 min de Playa del Carmen. Então na rua 2, apenas 4 quadras de onde estávamos fomos em busca da van.
São várias e são utilizadas pela população local para se locomover entre as cidades. E param onde você pedir no caminho. Então ao entrar já fala para o motorista onde pretende descer "Ruínas de Tulum". 

Ps. Não façam como nós, que demos bobeira e passamos da entrada (dãããã!)

Chegamos na entrada do sítio e caminhamos um pouco até a portaria principal, antes disso te oferecem os serviços, como mergulho (Tulum é a única ruína com o mar como paisagem), passeio guiado. Aí fica a critério de cada um. Não tínhamos tempo para fazer o mergulho, pois ainda iríamos para Cobá. 

Compramos a entrada normal para o sítio (65 pesos mexicano) e fomos desbravar as ruínas. Em todas tem textos explicativos, para qume não optar por guia.


Ruínas de Tulum 

                                 
Ruínas e o mar

Depois de visitarmos Tulum, seguimos em direção à nossa aventura para chegar a Cobá. 
Em primeiro lugar não tem muito transporte que leve a Cobá. Poucos horários de ônibus da ADO, e como deixamos para fazer depois de Tulum, ficou um pouco tarde. Encontramos mais dois mochileiros costarriquenhos que também estavam indo para lá e nos juntamos para pegar um táxi. Que ficou 75 pesos mexicanos para cada. O taxista nos informou que havia apenas um ônibus voltando às 7h da noite, resolvemos arriscar. 

Dica. : Cobá fica a 40 min de carro de Tulum, e se você quiser fazer as duas cidades no mesmo dia, eu aconselho que vá primeiro a Cobá. Chegando em Tulum pegar um carro direto para lá, pois quanto mais tarde ficar, mais difícil vai ser de conseguir transporte. E os taxistas sabem disso e costumam explorar o turista, que sem opção vai acabar pegando um táxi, no preço que eles quiserem. 

Na volta, já umas 5h da tarde foi o que aconteceu conosco, paramos num posto policial e eles disseram que não teria horário certo para ônibus e que esperássemos ali. Por sorte conseguimos uma carona (crianças, não façam isso), que nos deixou em Tulum e de lá, voltamos nas Vans, para Playa del Carmen (ufa!)

Ps.: A melhor maneira de visitar as duas cidades, sem guia, é realmente alugando um carro. 

 Pirâmide Nohoch  Mul (Pirâmide Grande). São 120 degraus ingrimes de subida e uma vista espetacular. A pirâmide de Cobá é a única ruína que o turista pode subir. 
,
Aqui do alto. 

Gastos do dia:
Van Playa - Tulum : $ 40 pesos mexicanos
Entrada em Tulum:  $ 65 pesos mexicanos
Taxi Tulum - Cobá : $ 75 dólares
Entrada em Cobá     $ 65 pesos mexicanos
Van Tulum- Playa   $ 40 pesos
Transporte Cobá - Tulum (Caroninha) :)

Dia 8: Playa del Carmen/ Xcaret Reserva Ecológica

Segundo parque escolhido, Xcaret . Na verdade o Xcaret é uma reserva ecológica, gigantescaaaaa. E o diferencial do parque é que ele mistura natureza com cultura. Suas atrações vão até as 9h da noite, com apresentações folclóricas mexicanas, e um pouco da história da cultura Maya. É uma estrutura fantástica, e é tão grande , que é impossível conhecer todas as atrações em um só dia. 

OBS.: Preparei um post com dicas específicas dos três parques da Riviera Maya, é só clicar no link  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Parques da Riviera Maya: XPlor, Xcaret e Xel-Há




Dia 9. Playa del Carmen/ Cenotes "Jardín del Éden" e "Dos Ojos". 

Dia reservado, exclusivamente, para conhecer e desfrutar dos Cenotes Mexicanos.  confesso que é uma difícil escolha, pois são vários deles espalhados pela estrada entre Playa del Carmen e Tulum.
Pedi informação e dicas no Hostel 3B, de qual o pessoal de lá mais gostava, qual era o mais lindo eles me indicaram o Cenote "Jardín del Éden".  Eu também havia lido bastante antes, e o Cenote dos Ojos, junto com o Grand Cenote eram os mais visitados. Então como o dia não daria para conhecer todos, escolhi dois. 

O primeiro, no caminho até Tulum é o "Jardín del Éden". Então saímos em direção a Rua2, aquela que pegamos a Van até Tulum e tomamos mais uma vez a Van, mas desta vez pedimos ao motorista para parar no Cenote.

Chegando no cenote, da entrada "bilheteria" até ele andamos uns 300 metros. E o valor da entrada custou 100 pesos mexicanos. 

E valeu cada centavo, o lugar é realmente fantástico, uma natureza exuberante, um verdadeiro paraíso. 

Difícil escolher uma só foto desse paraíso. 
















Aproveitamos pela parte da manhã, a "vibe" incrível desse lugar e renovamos as energias. Submos de volta s 300 m até a estrada e lá mesmo pegamos a van com direção ao segundo Cenote escolhido do dia, o Cenote "Dos Ojos"

 O Cenote "Dos Ojos" é um dos mais visitados do México. O acesso a ele é por uma estrada de terra e tem cerca de 3km. A van deixa apenas na primeira entrada, e logo quando desce tem diversas empresas de turismo oferecendo passeio com mergulho por 500 pesos mexicanos. Aí a escolha é pessoal. Você também pode comprar apenas a entrada que custa 200 pesos e conhecer  Cenote livremente. 

Descemos os 3km de estrada de terra de carona (crianças não façam isso) e compramos a entrada livre na entrada do Cenote. Lá mesmo almoçamos num dos dois restaurantes da entrada. 

Como já fomos na parte da tarde, os sol já não estava iluminando tanto as cavernas do Cenote, o que não diminuiu sua beleza,  a água é sempre um pouco fria, mas é de uma energia inexplicável.

Cenote dos Ojos

 Cenote Dos Ojos

Cenote Dos Ojos

Depois de curtir o segundo Cenote, voltamos para a estrada e pegamos uma van voltando para Playa del Carmen, aproveitar o nosso último dia nessa cidadezinha maravilhosa e no dia seguinte pegar um Ferry com destino a Cozumel e passar uma noite na ilha.

Gastos dos dia:
Van Playa del Carmen - Cenote Jardín del Éden : $35 pesos mexicanos
Entrada Cenote Jardín del Éden > $100 pesos mexicanos
Van Cenote Jardín del Éden - Cenote Dos Ojos  > $30 pesos mexicanos
Entrada Cenote Dos Ojos >  $200 pesos mexicanos
Van Cenote Dos Ojos - Playa del Carmen > 40 pesos mexicanos.